AROMATERAPIA

Estímulos aromáticos durante o sono pode melhorar a memória

Os resultados mostraram clareza de 226% após uso frequente por pelo menos duas horas, em seis meses

Estímulos aromáticos durante o sono pode melhorar a memória

Um recente estudo publicado na revista Frontiers in Neuroscience, desenvolvido por cientistas da Universidade da Califórnia, revela que a chave para manter a saúde mental ao longo dos anos pode estar na exposição aromática durante a noite. Os resultados mostraram clareza de 226% após uso frequente por pelo menos duas horas.

Segundo o neurobiólogo Michael Yassa, um dos principais autores do estudo, o olfato possui ligações biológicas diretamente relacionadas à memória cerebral. Em outras palavras, o estímulo de uma parte tão importante como a memória, para a qual não existe tratamento para sua perda, influencia significativamente a capacidade intelectual.

Durante o teste, cerca de 43 participantes, entre homens e mulheres de 60 a 85 anos, foram divididos em dois grupos. Apenas metade dos participantes foi exposta às fragrâncias de alecrim, laranja, rosa, limão, eucalipto, hortelã-pimenta e lavanda com estímulos falsos de óleos difusores, que deveriam ser usados por todos durante pelo menos duas horas por noite durante seis meses.

A partir da análise de resultados em testes aplicados antes e depois da exposição noturna frequente, percebeu-se que os participantes expostos às fragrâncias reais obtiveram resultados 226% mais claros do que o grupo de controle, que não utilizou os aromas. Ou seja, o grupo desenvolveu uma maior conexão anatômica na área do cérebro relacionada à memória e a decisões críticas.

Como usar os óleos

Embora sejam necessários mais estudos para obter uma conclusão sólida, é possível observar que a prática de diversas funções cerebrais, além da exploração de nossas habilidades, pode auxiliar na manutenção da saúde cognitiva. Por isso, trouxemos a maneira de usar óleos relaxantes para dormir e a utilidade de dois deles: lavanda e pimenta-hortelã.

Para fazer o uso de qualquer óleo essencial, você pode experimentar diferentes métodos. O mais conhecido é diluir com água em um borrifador, e aplicar alguns sprays da mistura em cortinas e toalhas. Outra forma de obter o benefício é pingando algumas gotas (aproximadamente 2 ou 3) no seu próprio travesseiro.

  • A lavanda é utilizada há décadas na aromaterapia. Suave e delicado, essa essência propicia a sensação de bem-estar, sendo ideal para tratar a insônia e a ansiedade. Ela também pode ser utilizada durante todo o dia, afastando o estresse dos ambientes, especialmente para pessoas que trabalham em casa.
  • Já óleo essencial de pimenta-hortelã é sempre recomendado, além do relaxamento, paraa ajudar na respiração, uma vez que atua como expectorante natural. É ideal para o tratamento de gripes e resfriados, proporcionando maior facilidade de respirar ao dormir.