Dívidas

Serasa Score passa a incluir dados bancários dos brasileiros na ferramenta; entenda o que muda

Atualização está disponível para todos os brasileiros a partir desta segunda-feira, 14, no site do Serasa

O uso excessivo do celular exige muito dessa articulação e isso aumenta o desgaste da cartilagem e dos tecidos ao redor (Foto: Divulgação)
O uso excessivo do celular exige muito dessa articulação e isso aumenta o desgaste da cartilagem e dos tecidos ao redor (Foto: Divulgação)

O Serasa lança nesta segunda-feira, 14, uma atualização do Score, sistema de pontuação de crédito da instituição que indica as chances de o consumidor pagar as contas em dia. Com a novidade, dados de contas bancárias poderão ser incluídos na análise do perfil de cada usuário.

Dentre as novidades do anúncio, feito com exclusividade para o Estadão, as informações que passarão a ser incluídas são: saldo disponível, salário, limites de crédito, investimentos, transações bancárias, pagamentos e recebimentos, além de informações sobre cheque especial.

Anteriormente, as variáveis consideradas pelo programa eram compromisso com crédito (cadastro positivo), registro de dívidas e pendências, consultas ao CPF e evolução financeira.

Com a mudança, a ideia é que o Serasa passe a conhecer melhor o comportamento financeiro do consumidor, tornando mais assertivo o cálculo e a composição do score de crédito, que vai de 0 a 1000. Quanto mais alta a pontuação, maior a probabilidade de conseguir crédito para empréstimos e outras transações financeiras.

“O novo modelo permite que os brasileiros participem de forma ativa na construção do seu score, possibilitando um resultado mais preciso. Isso pode contribuir de forma efetiva para uma melhor avaliação pelas empresas no momento de conceder crédito”, explica a gerente do Serasa Score, Amanda Castro.

A atualização está disponível para os consumidores de todo o Brasil a partir das 10 horas da manhã desta segunda-feira, 14. Para permitir, basta autorizar a conexão bancária através do site do Serasa.

Até o momento, as empresas que estão disponíveis são: Nubank, Santander, Banco do Brasil, Itaú, Sicoob e Bradesco. Segundo o Serasa, a ferramenta será disponibilizada com outras empresas já está em desenvolvimento.

A especialista explica que a adição destas informações é opcional, mas que pode ser útil especialmente para a avaliação de pessoas com pouco histórico de crédito ou financiamento, podendo melhorar ou ao menos manter a pontuação. O consumidor poderá avaliar o impacto em sua pontuação após 24h da conexão.

Entretanto, vale lembrar que, a depender da gestão financeira do consumidor, a pontuação poderá oscilar ao longo do tempo, mesmo após a conexão feita – o que pode fazer com que o Serasa Score venha a reduzir os pontos que aumentaram, caso o comportamento financeiro altere.

Segundo o Serasa um Score “muito bom” se encontra entre 701. e 1.000 pontos, demonstrando uma alta probabilidade de honrar os seus compromissos de crédito. Entre 501 e 700, a pontuação do consumidor encontra-se na faixa considerada “boa”, seguida pelo “regular”, entre 301 e 500 e a “baixa” de 0 a 300.

Fonte: O Estado de S.Paulo