Falhas no site da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) impossibilita empresários de Boa Vista para realizar deferimento de cadastro e efetivação de compras de produtos do Pólo Industrial de Manaus.
Segundo empresários, o problema vem acorrendo há mais de duas semanas, sendo que hoje a situação ainda se repete.
“Nós precisamos fazer um cadastro com todos os dados da empresa pra gerar uma GRU para pagá-la e depois fazer o deferimento só que está acontecendo do protocolo ser cancelado e então temos que gerar outro e pagar novamente”, disse um empresário que optou por não se identificar.
Outros empresários que conseguem o deferimento enfrentam dificuldades para efetivação de compras. “Há mais de duas semanas que eu tento acessar e confirmar o PIN com uma senha e usuário que recebo no e-mail, mas sempre da erro”, disse uma empresária. “No próprio site eu tenho como tirar essa senha só que a opção não funciona, eu digito o CNPJ pra uma nova senha, mas também não da certo”, acrescentou.
Quando tentam uma solução na unidade da Suframa em Boa Vista, os empresários são orientados a entrar em contato com a sede em Manaus, no entanto, sem êxito. “Eu já entrei em contato várias vezes, já encaminhei e-mails relatando todos os problemas, mas eles não respondem. Enquanto isso nós não conseguimos comprar (efetivar) nada da Zona Franca porque o site de confirmação do PIN não funciona”, lamentou a empresária.
Além disso, os empresários perdem a isenção de impostos por conta dos problemas do sistema. “Também estamos sem mercadoria nas lojas. Outra preocupação é que sem o cadastramento de novas empresas e sem a renovação do PIN das antigas e a falta do benefício fiscal impacta no preço das mercadorias”, explicou
Outro Lado – Por meio de nota, a Suframa informou que os sistemas passaram por uma instabilidade, em especial no início da passado semana, que levaram alguns procedimentos realizados pelos usuários no site da autarquia a não serem concluídos de forma satisfatória. “Estas questões foram identificadas pelos técnicos da SUFRAMA que trabalharam em conjunto com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) – responsável pelos sistemas informatizados – para minimizar os impactos a todos que demandaram os serviços da autarquia. Alguns casos, pontualmente, ainda estão sendo resolvidos”, esclareceu em nota.