Pacaraima

Aluno é imobilizado por policiais e apreendido durante confusão em escola militarizada

Confusão teve início após alunos chegarem atrasados ao Colégio Estadual Militarizado Cícero Vieira Neto por conta de um problema mecânico no ônibus de transporte escolar

Aluno foi imobilizado por policiais durante a ação (Foto: Reprodução/WhatsApp)
Aluno foi imobilizado por policiais durante a ação (Foto: Reprodução/WhatsApp)

Um adolescente, de 16 anos, foi imobilizado e detido por policiais militares durante uma confusão no Colégio Estadual Militarizado Cícero Vieira Neto, em Pacaraima, no interior de Roraima. O incidente ocorreu na noite dessa quinta-feira (17).

Moradores afirmam que a confusão teve início após os alunos chegarem atrasados à escola por conta de um problema mecânico no ônibus de transporte escolar que levava os alunos de Santa Elena, na Venezuela, até Pacaraima, e tiveram a entrada impedida por policiais que trabalham como monitores na escola.

De acordo com a Polícia Militar de Roraima (PMRR), o aluno agrediu um dos monitores do colégio militarizado com um soco no rosto e o xingou de “mamaguevo, maricon, polícia de merda”. Os policiais foram acionados e, ao perceber a chegada da guarnição, o aluno se escondeu em uma distribuidora de bebidas.

Ainda conforme a corporação, o jovem resistiu a ação, e os policiais tiveram que imobilizá-lo. Um dos militares teve a mão lesionada. A corporação relata ainda que ,oradores tentaram “intervir na ação da guarnição”. Em nota, a direção da escola afirmou que o aluno estava “muito alterado e apresentando possíveis sintomas de embriaguez ou alterações psíquicas”.

A unidade escolar alega, ainda na nota que “foram imediatamente tomadas as devidas providências para lidar com a situação”.

“Após o incidente, a escola militarizada realizou uma análise minuciosa do ocorrido, buscando identificar possíveis falhas nos procedimentos de segurança e também verificando se havia algum fator desencadeante que contribuiu para a postura inadequada do aluno. Medidas corretivas e preventivas foram adotadas para que situações similares não ocorram no futuro, reforçando a importância do respeito, da responsabilidade e do bom convívio dentro do ambiente escolar”, complementa.

O aluno foi levado à delegacia do município para os procedimentos cabíveis. A reportagem questionou a Secretaria de Educação e Desporto (Seed) a Polícia Militar que se manifestaram por meio da seguinte nota:

A Polícia Militar de Roraima informa que foi acionada por volta das 19h24 de quinta-feira, dia 17, com alegação de lesão corporal, desobediência, desacato e resistência provocados por um estudante de nacionalidade venezuelana, matriculado no Colégio Estadual Militarizado Cícero Vieira Neto, em Pacaraima.

Segundo o relatório de ocorrência policial, o aluno estava “muito alterado e apresentando possíveis sintomas de embriaguez ou alterações psíquicas, e de forma agressiva, desacatou e agrediu um sargento [policial militar] na entrada [da escola]. Diante desse comportamento inadequado, foram imediatamente tomadas as devidas providências para lidar com a situação”.

O estudante não obedeceu a ordem policial, resistiu à prisão, momento em que travou luta corporal com integrantes da guarnição. Foram aplicadas técnicas de imobilização e algemação. Foi elaborado um relatório da ocorrência e o estudante foi conduzido à Delegacia de Polícia no município para a apuração da infração cometida.

É importante destacar que o ambiente escolar militarizado é regido por normas e regras, visando à disciplina e ao respeito.

A Secretaria de Educação e Desporto esclarece que os fatos ainda estão em apuração, na busca de possíveis falhas nos procedimentos de atendimento aos alunos do Colégio Militarizado Cícero Vieira Neto, tendo em vista a recente data do acontecimento.

Informa ainda que, o secretário adjunto e coordenador dos Colégios Militarizados em Roraima, professor José de Sousa, está em deslocamento para o município de Pacaraima para realizar o levantamento das informações e adotar as medidas cabíveis.