LETRAS SABOROSAS

Já comeu bolo de cebola e tomate? Confira a receita

Entenda quando fazer bolo com óleo e quando fazer bolo com manteiga
Entenda quando fazer bolo com óleo e quando fazer bolo com manteiga

RECEITA DO DIA

Bolo de cebola e tomate

Denise Rohnelt de Araujo

INGREDIENTES:

04 colheres de sopa de azeite

03 cebolas médias picadas

03 tomates médios sem pele e sem semente picados

02 colheres de salsinha

03 ovos médios batidos

01 colher de sopa de sal

01 xícara de farinha de trigo

½ xícara de amido de milho

02 colheres de sopa de creme de cebola em pó

01 colher de sopa de fermento em pó

MODO DE FAZER:

Em uma frigideira aqueça o azeite para refogar a cebola até dourar, depois inclua os tomates até murcharem, acrescente o sal e a salsinha e reserve para esfriar.

Pré aqueça o forno na temperatura média de 180°C.

Unte uma forma de pudim com óleo e farinha, reserve.

Em uma tigela coloque a farinha de trigo e o amido de milho peneirados, o creme de cebola e misture com os ingredientes secos.

Quebre os ovos um a um e bata até ficarem homogeneos, coloque na mistura de ingredientes secos, coloque uma colher de azeite, acrescente o refogado de cebola e tomate, mexendo delicadamente, até todos ingredientes ficarem incorporados.

Finalize colocando o fermento e mexa novamente.

Coloque a mistura na forma untada e leve ao forno por 30 a 40 minutos, ou até que o palito espetado saia limpo.

Deixe amornar e desenforme.

DICA- pode acrescentar na massa 150g de queijo da sua escolha ralado, ou frango refogado desfiado, palmito, milho, para variar o sabor.

Confira o vídeo da receita

5ª Edição da feira internacional da Gastronomia Amazônica traz o turismo gastronômico como tema

Este ano a quinta edição da Feira Internacional de Gastronomia Amazônica- FIGA, acontecerá nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, a partir das 10h, no Centro de Convenções Vasco Vasques, em Manaus.

A programação contará com exposição de produtos e serviços, além de rodada de negócios, arena Gastronômica com cozinhas-show e presenças de chefs regionais, nacionais e internacionais. Além de oficinas voltadas para o público infantil, espaço voltado para o empório, com degustação e harmonização de queijos e vinhos e pratos com ingredientes regionais.

Para o presidente da Abrasel no Amazonas, Rodrigo Zamperlini, a expectativa para a FIGA deste ano é grande, já que o evento é um impulsionador da gastronomia e dos trabalhos desenvolvidos no segmento de alimentação fora do lar. “Vamos chegar com força total e convidamos o público para prestigiar a feira, que além de promover a gastronomia local, também será um gerador de negócios para o segmento”. 

CONHEÇA ALGUNS CHEFS NACIONAIS JÁ CONFIRMADOS 

O evento contará com a participação de nomes renomados da gastronomia nacional dentre eles Daniela Martins (PA), Luana de Sousa Oliveira (TO), Amanda Vasconcelos (AC), Paulo Machado (MS).

A Chef de cozinha, Luana Oliveira, vai falar sobre as Rotas gastronômicas indígenas do Tocantins. Ela é Doutora em Turismo e Hotelaria com a tese “Patrimônio Alimentar do Povo Xerente e suas interfaces com o Turismo Gastronômico”. É a terceira geração de cozinheiros da sua família, filha do chef Ofir de Oliveira, aliando a prática à teoria. 

O Chef Paulo Machado, vai nos mostrar os pratos que desenvolveu para o projeto das Rotas Gastronômicas do Pantanal. Sua cozinha tem por base os sabores da sua terra natal, o Mato Grosso do Sul. Ele publicou o livro “Cozinha Pantaneira, Comitiva de Sabores”. Paulo atualmente, integra o projeto “Brasil em Sabores” promovido pelo Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) com o objetivo de divulgar os sabores da cozinha brasileira no mundo, sendo Embaixador Gastronômico da Região Centro-Oeste. Ele comanda as viagens denominadas Food Safari que comemora 10 anos de sucesso em operação do turismo gastronômico.

A acreana Amanda Vasconcelos, vai fazer uma entrada amazônica que serve no seu restaurante Casa Tucupi, que fica no bairro Vila Mariana, e no ano passado abriu o Sobrado Tucupi no bairro do Bixiga, bar com drinques e petiscos nortistas em São Paulo.

Ela vai falar sobre empreendedorismo feminino na gastronomia. Amanda foi uma das chefs escolhidas para o programa Juntas na Mesa da cervejaria Stella Artois.

A Chef Daniela Martins, vai apresentar duas receitas afetivas da sua avó Anna Maria. Ela é filha de Paulo Martins que mostrou a culinária e os ingredientes amazônicos para o mundo. Por 40 anos a família comandou o restaurante Lá em Casa e por 15 anos foram responsáveis pelo evento gastronômico Ver o Peso da Cozinha Paraense que mostrou a cozinha amazônica para chefs brasileiros e estrangeiros. Hoje Daniela comanda a empresa É pra Levar.

Promovida pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) a FIGA tem como um dos principais objetivos realizar um intercâmbio entre chefs regionais e internacionais e divulgar a gastronomia amazônica para diversos países.