INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

"Uso da Inteligência Artificial deve ser regulamentado", afirma senador

Fala foi proferida pelo senador Hiran Gonçalves, no Fórum Brasileiro de Inteligência Artificial, que ocorreu nesta sexta-feira (18), em São Paulo.

Evento reuniu autoridades e especialistas de todo o Brasil. Foto: Divulgação
Evento reuniu autoridades e especialistas de todo o Brasil. Foto: Divulgação

O crescente uso da Inteligência Artificial (IA) está remodelando a visão de futuro em diversas áreas. No Brasil, a discussão se intensifica e ganha relevância no Fórum Brasileiro de Inteligência Artificial. O encontro, realizado pela Fundação Milton Campos, ocorreu em São Paulo nesta sexta-feira (18), reunindo especialistas e líderes para explorar o impacto da IA em diferentes setores.

Na abertura do evento, Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, destacou a influência da IA na economia contemporânea. Ao seu lado, figuras notáveis, como Ciro Nogueira, Arthur Lira, Rodrigo Pacheco e Alexandre de Moraes, contribuiram com insights sobre os desafios enfrentados pelo poder público diante da rápida evolução tecnológica.

O fórum contou também com oito plenárias temáticas à tarde, onde especialistas e empresários abordaram os efeitos da IA em setores específicos. Tópicos como agronegócio, segurança, saúde e mobilidade urbana estão na pauta, evidenciando a transversalidade do tema.

Dentre as plenárias, destaca-se o potencial transformador da IA na educação, abordando como tecnologias emergentes podem aprimorar o aprendizado. Além disso, as novas perspectivas para o mercado de trabalho e o impacto da IA em pequenos negócios serão debatidos, vislumbrando oportunidades e desafios para a juventude e empreendedores.

A inovação no agronegócio, potencializada pela IA, foi outro foco, considerando sua relevância para a economia brasileira. Discussões sobre como a tecnologia pode aprimorar a segurança pública e otimizar diagnósticos e atendimentos em saúde pública também estavam na programação.

A proposta do fórum, em sua essência, foi capacitar líderes e a sociedade para enfrentar os desafios da evolução tecnológica no Brasil, ressaltando a importância de estar à frente das tendências e integrar a IA de maneira ética e eficiente nas diversas esferas da vida nacional.

Senador Hiran Gonçalves

PARTICIPAÇÃO DE RORAIMA

O senador da República e presidente do partido Progressistas em Roraima, Dr. Hiran Gonçalves, participou do evento e compatilhou sua visão sobre o assunto.

“Precisamos discutir os caminhos desta ferramenta que é muito importante, mas precisamos de regulamentação e que as pessoas conheçam bem para que possamos utilizar a Inteligência Artificial para o bem, para as coisas boas, pois vemos aí que ela é capaz de simular, manipular falas, uma série de coisas para o mal”

Hiran Gonçalves, senador.