CASO 123MILHAS

Ministério do Turismo pede investigação no cancelamento de passagens já compradas

Medida afeta clientes que compraram viagens com datas previstas de setembro a dezembro de 2023. Procon SP sinalizou que empresa será notificada.

Clientes receberão vouchers para serem usados na compra de passagens aéreas. Foto: Reprodução/123Milhas
Clientes receberão vouchers para serem usados na compra de passagens aéreas. Foto: Reprodução/123Milhas

Na última sexta-feira (18), a agência de viagens 123milhas comunicou a interrupção da emissão de bilhetes e pacotes de sua linha promocional, afetando quem adquiriu voos com datas flexíveis para os meses de setembro a dezembro.

Segundo o anúncio da empresa, os compradores receberão um reembolso completo na forma de vouchers, acrescidos de uma correção monetária de “150% do CDI”. Esses vouchers poderão ser utilizados em outras compras na 123milhas.

O motivo apresentado para tal decisão foi a continuidade de desafios econômicos e de mercado, incluindo a crescente demanda e os valores das tarifas aéreas. A agência destacou que já havia cessado as vendas dois dias antes, na quarta-feira (16).

Em defesa de sua ação, a 123milhas declarou que a medida visa salvaguardar os investimentos feitos pelos clientes. A agência reitera seu compromisso de “proporcionar a mais pessoas as melhores e mais acessíveis experiências em viagens e turismo”, conforme informado em seu comunicado.

O Procon-SP apontou que irá notificar a 123milhas na próxima segunda-feira, buscando esclarecimentos sobre a interrupção dos serviços promocionais.

O órgão pretende avaliar os possíveis impactos desta decisão e definir ações para apoiar os consumidores que possam ter sido afetados por essa mudança.

Em nota, Ministério do Turismo afirmou que acionou o Ministério da Justiça e Segurança Pública para que, por meio da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), para avaliar a instauração de um procedimento investigativo que esclareça as razões de tais cancelamentos, identifique todos as pessoas atingidas e promova a reparação de danos a todos os clientes prejudicados.