O indígena Venâncio Xirixana, um dos três alvejados em um ataque de garimpeiros na Terra Yanomami, no dia 29 de abril, morreu nesse domingo (20) o Hospital Geral de Roraima (HGR). A informação foi divulgada em nota pela Associação Ninam do Estado de Roraima e Hutukara Associação Yanomami (HAY).
O ataque a tiros ocorreu na comunidade Uxiú, região do Alto Mucajaí, Terra Indígena Yanomami. Venâncio foi atingido com um tiro no intestino e estava com várias perfurações no órgão ocasionadas pelo projétil, o que causou uma infecção, que evoluiu ao óbito. Ele passou mais de 100 dias hospitalizado.
O ataque no final de abril já havia feito uma vítima, o agente de saúde indígena, Ilson Xirixana, que morreu após receber um tiro na cabeça. Uma terceira vítima também foi atingida com um tiro e conseguiu sobreviver.
Ainda na nota, as associações pedem esclarecimentos das autoridades quanto as investigações sobre o ataque. “Não aguentamos mais ver o nosso sangue derramado dentro do nosso território por invasores, que além de roubarem as nossas riquezas, devastam, contaminam e nos matam”, finaliza.