Cultura

Chef de Cozinha mostra os temperos de Roraima para o mundo

Definitivamente, 2014 foi o ano em que Roraima mais apareceu na gastronomia brasileira. A chef de cozinha Denise Rohnelt de Araujo é a colunista responsável pela página Letras saborosas do jornal Folha de Boa Vista e divulga e representa o potencial gastronômico de Roraima em eventos ligados ao segmento realizado em todo o país.
Denise é gaúcha, mas escolheu Roraima para morar há vinte e cinco anos. Cozinheira formada pelo Instituto de Artes Culinária Mausi Sebess, de Buenos Aires. Ela de fato, é apaixonada pelos sabores étnicos da comida do norte e pesquisa ingredientes produzidos em Roraima não regulamentados que só existem aqui. Como parte do projeto, produz pequenos kits de cozinha e presenteia aos grandes chefs de culinária do Brasil e do mundo. O objetivo é evidenciar a capacidade de Roraima de apresentar novos sabores para o mundo.
O kit é formado por pimentas jiquitaias, murupi, olho de peixe e malagueta. Canaimé em natura, Tucupi preto feito pelos indios wapichana e macuxi, licor de buriti e bombons com sabor da terra, salva do lavrado, beijus e farinha de mandioca. Ingredientes que ainda não são industrializados, e produzidos apenas para consumo interno. “Esse trabalho de conhecimento dos ingredientes de Roraima, é feito por mim há mais de cinco anos, sendo responsável pela valorização e reconhecimento da cultura alimentar de Roraima por chefes de cozinha renomados e mostrando todo o potencial roraimense para a produção desses alimentos” relatou.
Recentemente, uma dessas iguarias foi destaque no instagram do chef Guga Rocha, um dos mais reconhecidos do país. “Dei um pouco de tucupi preto para Guga que foi morar no Canadá e hoje ele colocou no Instagram dele e no Facebook uma foto entregando o tucupi negro de Roraima para um dos chefs mais festejados do Canadá Danny Saint Pierre do restaurante Bouillon Bilk em Montreal – Canadá” comentou.
Como parte de sua pesquisa, a chef está realizando uma enquete pedindo para que os leitores digam qual ou quais são os pratos típicos de Roraima e que encaminhem para o  e-mail:[email protected]. E as novidades diárias do mundo da gastronomia podem ser acompanhadas além da coluna publicada aos sábados, mas também pelas redes sociais: Twitter, Facebook e Instagram com o nome @letrassaborosas e pelo site www.letrassaborosas.com.br