As altas temperaturas dos últimos dias em Boa Vista estariam causando instabilidade no abastecimento de água em alguns bairros da capital. A informação foi dada pela Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer), nessa terça-feira (29), após moradores do bairro Aracelis relatarem falta de água desde o último domingo, dia 27.
De acordo com a companhia, o sistema de abastecimento do Centro de Reservação e Distribuição Raiar do Sol, que distribui água para o bairro Aracelis e adjacentes, está em funcionamento. No entanto, com o verão e os efeitos do El Niño, o calor intenso em Roraima e na capital tem afetado os lençóis freáticos dos poços artesianos que reforçam o abastecimento, e os deixam com níveis baixos de água.
Por outro lado, a Caer ressaltou que a “baixa pressão na rede, geralmente, é ocasionada em horários de picos quando o consumo na área aumenta”. Isso explicaria apenas o gotejamento em algumas residências.
Novos poços na capital
A companhia ainda informou que pretende perfurar mais poços para reforçar a produção de água potável em Boa Vista. A perfuração de mais de 30 poços para a Capital já estaria em processo de licitação. Até 2022, 50,75% da captação de água era feita por poços artesianos.
Leia mais – Governo afirma que 68 poços artesianos reforçam abastecimento na Capital