DESABASTECIMENTO DAS CASAS

Alta temperatura em Boa Vista deixa poços artesianos com baixo nível de água

Após relatos de falta de água, Caer informou que também já está em processo licitatório para perfuração de mais de 30 poços na capital

Até 2022, 50,75% da captação de água na capital era feita por poços artesianos. (Foto: Divulgação)
Até 2022, 50,75% da captação de água na capital era feita por poços artesianos. (Foto: Divulgação)

As altas temperaturas dos últimos dias em Boa Vista estariam causando instabilidade no abastecimento de água em alguns bairros da capital. A informação foi dada pela Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer), nessa terça-feira (29), após moradores do bairro Aracelis relatarem falta de água desde o último domingo, dia 27.

De acordo com a companhia, o sistema de abastecimento do Centro de Reservação e Distribuição Raiar do Sol, que distribui água para o bairro Aracelis e adjacentes, está em funcionamento. No entanto, com o verão e os efeitos do El Niño, o calor intenso em Roraima e na capital tem afetado os lençóis freáticos dos poços artesianos que reforçam o abastecimento, e os deixam com níveis baixos de água.

Por outro lado, a Caer ressaltou que a “baixa pressão na rede, geralmente, é ocasionada em horários de picos quando o consumo na área aumenta”. Isso explicaria apenas o gotejamento em algumas residências.

Novos poços na capital

A companhia ainda informou que pretende perfurar mais poços para reforçar a produção de água potável em Boa Vista. A perfuração de mais de 30 poços para a Capital já estaria em processo de licitação. Até 2022, 50,75% da captação de água era feita por poços artesianos.

Leia mais – Governo afirma que 68 poços artesianos reforçam abastecimento na Capital