As Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Boa Vista agora contam com teste rápidos e gratuitos para detecção e prevenção de doenças viriais, como Sífilis, HIV, Hepatite B e C. Os testes imunocromatográficos são feitos com amostra de sangue, rápido e de forma sigilosa.
De acordo com a farmacêutica clínica, Ionara Laurindo, a testagem tem sido aliada no rastreio, detecção e tratamento na fase inicial dessas doenças. Principalmente diante do aumento das notificações das doenças, como Sífilis. A viral contabilizou, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), 419 registros em Boa Vista somente neste ano.
“Existe um protocolo formado pelo Ministério da Saúde a ser seguido em casos de resultados positivos. A testagem rápida é para diagnóstico e prevenção, pois caso o paciente teste positivo para doenças virais, o tratamento é prescrito imediatamente e a intervenção médica impede a contaminação de outras pessoas”, explica Ionara.
Atualmente, a capital conta com a disponibilização dos medicamentos para Sífilis em todas as UBSs. Pessoas com HIV podem retirar os antirretrovirais em 18 unidades da capital. Para a prevenção de ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), a Prefeitura também disponibiliza métodos preventivos, como a distribuição gratuita de preservativos.
Teste rápido
O exame de detecção está disponível em todas as 32 UBS da capital. Para fazer o teste rápido, os interessados precisam apresentar documento oficial com foto e cartão do SUS. O resultado sai em até 30 minutos.