A Escola Estadual Vovó Mundica e a Academia Roraimense de Xadrez lançaram o projeto “Lance Inocente”. A iniciativa envolve alunos de 12 a 15 anos e tem previsão de finalização para 2024. No total, foram mais de 100 alunos inscritos na atividade que é disponibilizada no horário oposto ao das aulas escolares.
A ideia é tornar o xadrez uma ferramenta pedagógica aos alunos como experiência esportiva, usufruindo dos diversos benefícios que a atividade pode oferecer aos estudantes.
Marcia Rocha, gestora da escola, explica que a parceria com a Academia Roraimense de Xadrez surgiu como uma oportunidade de oferecer aos adolescente o contato com o jogo e melhorar o desempenho cognitivo dos discentes.
“Os alunos geralmente não possuem a oportunidade e nem acesso a esse esporte que está sendo inserido paulatinamente na cultura roraimense, assim, tendo esse olhar dos vários benefícios que podemos alcançar através deste esporte, a gestão procurou a Federação Roraimense e, por meios deles, chegamos até a Academia Roraimense de Xadrez”, explicou.
A gestora também explica que o uso do xadrez de forma pedagógica é importante para ajudar a aprimorar o rendimento escolar, reduzir a evasão escolar, melhorar a atenção e concentração, além da capacidade de raciocínio sobre as tarefas escolares.
As atividades devem influenciar sobre todas as áreas de conhecimento escolar, principalmente nas disciplinas de matemática, história, geografia, educação física, inglês e artes.
Outras formas de entreter e instigar a participação dos alunos será a realização de jogos internos e externos. Além disso, a Academia Roraimense de Xadrez também oferece aplicativo para que o aluno interaja com os jogos, livros e filmes de estratégias sobre o esporte.