PEQUENO POLEGAR

Pais relatam problemas em escola municipal no 13 de Setembro

Denúncia passa por falta de cuidadores, má gestão e atraso na entregue do fardamento

A principal reclamação é voltada a má gestão da escola. (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)
A principal reclamação é voltada a má gestão da escola. (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Os pais de alunos da Escola Municipal Pequeno Polegar, localizada no bairro 13 de Setembro, relataram à FolhaBV, nesta segunda-feira (04), uma série de problemas que a unidade de ensino tem passado recorrentemente. A principal reclamação é voltada a má gestão da escola.

Conforme um dos pais, a escola está sem material escolar e, desde o início do ano, o fardamento nunca teria sido entregue aos alunos. A preocupação dos responsáveis aumenta quando, prestes a finalizar o ano escolar, a unidade não tem cuidadores, assistentes de alunos e coordenadores suficientes para auxiliar na gestão.

“Muito nos preocupa, pois sou pai de alunos matriculados na escola, e como responsáveis, resolvemos fazer uma denúncia. A escola está sem material, sem cuidadores e assistentes. Pela manhã, apenas um assistente. Faltam coordenadores, estão há 4 meses sem”, descreve o pai.

Um segundo informou que a gestão da escola também não tem agradado servidores e pais, uma vez que várias reclamações teriam sido feitas sobre o atual gestor. De acordo com os pais, o servidor tem histórico com apropriação de material público e assédio moral.

“Ninguém quer trabalhar com o atual gestor, pois existem indícios na rede de ensino que o mesmo responde por várias denúncias por má gestão. Ninguém consegue falar com ele, é muito ausente na escola. O mesmo possui um vasto currículo de denúncias por onde passou nas suas ex-escolas Raimundo Eloy e Aquilino Duarte e já sabemos de denúncias de apropriação de material público e assédio moral. Como a Secretaria Municipal faz isso?”, questiona o pai de outro aluno.

A denúncia finaliza com problema na quadra esportiva da Escola Pequeno Polegar. Segundo os relatos, as “crianças ficam ao relento do sol nas atividades de educação física” porque não tem cobertura.

Outro lado

A reportagem da FolhaBV procurou a Prefeitura de Boa Vista, que se manifestou por meio da seguinte nota:

Sobre os questionamentos, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec) informa que a escola Pequeno Polegar recebeu material didático no início do ano, conforme programação da rede municipal de ensino, além disso a escola também adquiriu material por meio de sua APM, sendo assim não procede a informação sobre falta do referido material. Esclarece também que o novo fardamento está em processo final de licitação para confecção e breve entrega.

Sobre os cuidadores, informa que o quadro está de acordo com a necessidade atual da unidade. Destaca ainda que a prefeitura está ampliando o número desses profissionais em toda a rede municipal de ensino com a convocação de mais 490 novos cuidadores.

Sobre o gestor, esclarece que não há nenhuma denúncia formalizada junto à Ouvidoria ou outro setor administrativo da secretaria.

Ressalta que já existe um planejamento para a Escola Pequeno Polegar receber obras de ampliação e construção de uma quadra coberta, incluindo a revitalização do piso.