Bom dia,

SUSPENSA

Fontes da Coluna informaram que a Justiça Estadual suspendeu a decisão cautelar do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Joaquim Pinto Souto Maior Neto, no caso da compra de livros com suspeita de irregularidades pela Secretaria Estadual de Educação e Desportos (SEED). A Parabólica deu a informação da decisão do TCE, referendada pelo pleno, com exclusividade na semana passada.

MANTIDA

A condenação do deputado Chico Mozart (PP) nas eleições de 2014 foi mantida pelo pleno do Tribunal Regional Eleitoral. O parlamentar não perde o cargo e cumpre pena de um ano e quatro meses convertida em restrições de direito, como prestação de serviço para a comunidade ou proibição para viajar, entre outros. Ele está inelegível por oito anos, e cabe recurso junto ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

INUSITADO

O parlamentar foi condenado por prometer bolsas de estudos de uma faculdade particular da qual era sócio à época. O inusitado do processo, e que foi inclusive comentado por uma das juízas eleitorais, é que os denunciantes procuraram o Ministério Público Eleitoral apenas um ano após o pleito, depois que o deputado eleito não cumpriu com o acordo firmado no período de campanha. Se essa moda pega…

DESFILIAÇÃO

O pleno do Tribunal Regional Eleitoral, por maioria, acolheu a tese da defesa do vereador Adjalma Gonçalves (Pros) de que teria sofrido perseguição política por parte do senador Mecias de Jesus, presidente regional do Republicanos, e que por isso teria deixado a sigla. O resultado acabou surpreendendo quem acompanha o caso desde o início e que considerava a situação de Adjalma na “casa do sem jeito”.

TRÂNSITO

O jornalista e advogado Jota R. Rodrigues, primeiro suplente do senador Hiran Gonçalves (PP), foi nomeado como diretor de Controle e Condução de Veículos do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de Roraima. O decreto foi assinado pelo governador Antonio Denarium (PP) e publicado no Diário Oficial do dia 1º de setembro. Segundo fonte da Coluna, o salário equivale ao de secretário-adjunto, pouco mais de R$ 24 mil.

RACIONAMENTO?

Ninguém ainda admite, mas parece cada dia mais claro que a Roraima Energia vem fazendo racionamento no Sistema Boa Vista. Quase todos os dias, setores da área urbana e rural têm a energia cortada. Nesta madrugada de terça-feira não foi diferente. Na região do Água Boa, onde fica o parque transmissor da Rádio Folha FM 100.3, a luz foi cortada por volta de meia-noite e só retornou às 3h da manhã. É mole?

VÍDEO

A ausência da secretária de Saúde, Cecília Lorezon, em um vídeo de vistoria do governador Antonio Denarium (PP) nas obras de reforma do prédio da maternidade durante o final de semana, foi percebida e comentada por observadores políticos. Considerada parte do chamado ‘núcleo duro’ do Governo, Lorezon é, ao mesmo tempo, tida como um “Calcanhar de Aquiles” de Denarium, o que justificaria o ocorrido. Ela acumula também a presidência da falida, em liquidação, Central Energética de Roraima (CERR), que apesar disso ainda gera preciosos e bem pagos empregos.

ESQUENTANDO

Quem observa a movimentação de alguns políticos nessas últimas semanas pode perceber claramente que eles esquentam os motores para uma eventual eleição suplementar ao governo estadual, caso o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mantenha a decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) que cassou o diploma do governador Antônio Denarium, e por via de consequência de seu vice.

RÁPIDAS

Mais proativo que o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), o senador amapaense David Alcolumbre (União) anda incomodado e decidido a enfrentar o ativismo dos ministros do Supremo Tribunal Federal. ### Atual presidente da poderosa Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Alcolumbre é tido como forte candidato à presidência do Senado Federal quando terminar o mandato de Pacheco. ### Produtores de grãos em Roraima ouvidos pela Coluna dizem que o futuro da atividade depende fundamentalmente do asfaltamento da rodovia que liga Lethem e Lindem, na República Cooperativista da Guiana, e também do bom relacionamento com o governo daquele país. ### Até amanhã.