NACIONAL

Alexandre de Moraes é eleito presidente da Primeira Turma do STF

O ministro Cristiano Zanin, mais novo no STF, abriu mão da presidência da Primeira Turma; Alexandre de Moraes assume o posto por aclamação.

Foto: Reprodução/Poder360
Foto: Reprodução/Poder360

Nesta terça-feira (5), Alexandre de Moraes, membro do Supremo Tribunal Federal (STF), foi nomeado presidente da Primeira Turma do STF, setor encarregado de analisar habeas corpus, solicitações de extradição, mandados de segurança, dentre outros.

A nomeação de Moraes ocorreu por unanimidade e seu mandato terá duração de um ano.

Conforme os protocolos internos do tribunal, Cristiano Zanin, membro mais recente da Corte e que ainda não liderou o colegiado, deveria assumir a presidência. Contudo, Zanin optou por não ocupar a posição neste momento, tendo em vista que recém-assumiu sua posição no Supremo e está estruturando seu gabinete. Em 2024, espera-se que ele lidere o grupo.

A presidência atual da turma, ocupada por Luís Roberto Barroso, se encerrará quando ele assumir a liderança geral do STF, prevista para 28 deste mês.

A Primeira Turma do STF é composta ainda por Luiz Fux e Cármen Lúcia, enquanto a Segunda Turma tem como membros Gilmar Mendes, Dias Toffoli, André Mendonça, Nunes Marques e Edson Fachin. Rosa Weber, atualmente na presidência do STF, participa exclusivamente das sessões plenárias.