SERVIDORES PÚBLICOS

Quase 260 novos cuidadores tomam posse em Boa Vista

Com a chegada dos novos 259 profissionais, será possível concluir o processo de transição da redução da carga horária dos cuidadores para 30h.

Ao todo, o município já convocou 3.598 e empossou 2.221 novos servidores, sem contar com os profissionais de hoje. (Foto: Diane Sampaio
Ao todo, o município já convocou 3.598 e empossou 2.221 novos servidores, sem contar com os profissionais de hoje. (Foto: Diane Sampaio

Na manhã desta quarta-feira, 06, 261 novos servidores concursados municipais de Boa Vista foram empossados na solenidade que ocorreu no auditório da Faculdade Cathedral. Foram 259 cuidadores, um procurador e um auditor fiscal.

Maria Gabriela faz parte dos 259 novos profissionais que assumirão o cargo de cuidadores das escolas municipais de Boa Vista. (Foto: Nilzete Franco/Folha BV)

Maria Gabriela, agora servidora no cargo de cuidadora, prestou o concurso em 2018 e afirma que já havia perdido as esperanças devido a demora para a convocação.

“Na verdade eu nem acreditava mais que poderia ser chamada para o concurso, então para mim foi uma surpresa muito grande quando abri o diário oficial e encontrei meu nome lá. É uma felicidade muito grande ser uma funcionária pública e agora a expectativa é arregaçar as mangas e dar o meu melhor”, declarou.

Eduardo Quezado é o único Procurador da solenidade. Arthur Henrique destacou a importância dos procuradores na coletiva afirmando que são essenciais para a revisão e adequação das leis garantindo a efetividade do trabalho de gestão do município. (Foto: Nilzete Franco/Folha BV)

Eduardo Quezado do Nascimento Araújo também compartilha da mesma alegria. Ele, que prestou o concurso em 2019, é o procurador do município empossado na solenidade.

“Foi um tempo longo de espera, mas o sentimento é de muita felicidade de poder contribuir para o município e cidade em que eu nasci. Agora, é encarar os novos desafios, ajudar a procuradoria a melhorar a assessoria jurídica e continuar com o serviço de excelência para ajudar a Prefeitura a melhorar o serviço à população”, afirmou.

A secretária de educação e cultura, Maria Consuêlo Sales da Silva, afirma que o município de Boa Vista tem trabalhado para completar o quadro geral de educação e conseguir atender as necessidades da capital.

“Os cuidadores chegam para somar e reforçar o trabalho da educação. Tínhamos já um número de cuidadores na rede, no entanto não conseguíamos chamar porque não havia lei autorizativa. Com a aprovação na Câmara Municipal, foi possível convocar 490 servidores e hoje estão aptos a tomar posse 261”, explicou.

Maria Consuêlo afirma que o município está trabalhando para garantir o atendimento das necessidade da capital e afirma que já está sendo estudado a realização de novas convocações para contemplar o quadro geral da educação. (Foto: Nilzete Franco/Folha BV)

Questionada sobre o déficit no quadro de cuidadores, a secretária declarou que a Prefeitura de Boa Vista está empenhada para conseguir atender a demanda que surge, principalmente com a ampliação das escolas.

“A conta não fecha, nossa necessidade é esse número de 490, mas não conseguimos na totalidade. No entanto, estamos empenhados para fazer uma nova convocação para ter todos os profissionais necessários para garantir o ensino de qualidade que a rede oferece, principalmente com as novas unidades que foram ampliadas, pois cada vez que cresce exige um número maior de profissionais”, relatou.

De acordo com Maria Consuêlo, a Secretaria de Administração Municipal já está tomando as providências para realizar novas convocações para contemplar o quadro completo de servidores do município.

Arthur Henrique afirma que as ações recentes da prefeitura é a valorização do servidor, ampliação do quadro e fornecimento de atendimento mais adequado as crianças. (Foto: Nilzete Franco/Folha BV)

Arthur Henrique, prefeito de Boa Vista, informa que esses novos servidores serão designados principalmente para atender as crianças PcD ou que necessitam de atenção especial.

“São servidores que irão atender as crianças de 2 a 3 anos e dar apoio para o professor pedagogo na sala de aula. Outra parte irá atender crianças com deficiência e que precisam de um atendimento mais adequado, assim fortalecendo o vínculo com a prática educacional dentro da sala de aula com esses cuidadores”, disse em coletiva de imprensa.

REDUÇÃO DA JORNADA

Arthur Henrique afirmou que com a convocação destes novos servidores será possível reduzir a jornada de trabalho para as 30 horas. A nova carga horária já havia sido implementada aos profissionais das creches e pré-escolas, agora o benefício irá se estender aos demais funcionários. Ele também sancionou a lei de revisão do Plano de Cargos e Carreira dos servidores do quadro geral.

“Com essa posse seguimos na implementação das tão sonhadas 30 horas para os cuidadores, um trabalho que começamos em julho. Os cuidadores que ainda trabalham as 40 horas, recebem um complemento salarial. Agora, estamos também sancionando a lei de revisão do Plano de Cargos e Carreira dos servidores do quadro geral, que estão incluídos os cuidadores, com reajuste de 19% que darão algumas vantagens para que eles possam promover suas carreiras”, informou.