EM SURUCUCU

CGU e Ministério da Saúde visitam comunidade indígena Yanomami

Comitiva do governo federal pôde avaliar a execução das políticas públicas implementadas pelo Poder Executivo

A equipe do Governo Federal também verificou a estrutura organizada no âmbito da Operação Ágata Fronteira Norte. (Foto: reprodução/Forças Armadas)
A equipe do Governo Federal também verificou a estrutura organizada no âmbito da Operação Ágata Fronteira Norte. (Foto: reprodução/Forças Armadas)

Uma comitiva de servidores da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde (MS) realizou uma visita técnica à comunidade de Surucucu, na Terra Indígena Yanomami. A equipe do Governo Federal também verificou a estrutura organizada no âmbito da Operação Ágata Fronteira Norte, no 4º Pelotão de Fronteira do Exército.

No pelotão, além da visita à comunidade, os servidores puderam avaliar a execução das políticas públicas implementadas pelo Poder Executivo. O Diretor de Auditoria em Políticas Sociais e de Segurança Pública da CGU, Cássio Mendes, destacou que puderam adquirir “um conhecimento impossível de se obter à distância”, principalmente pela complexa logística da Operação “para garantir a presença do Estado Brasileiro em uma região tão remota, bem como o atendimento de saúde aos povos Yanomami”, completou.

De acordo com as Forças Armadas, uma aeronave foi destinada ao transporte da comitiva federal até à região. Durante a visita, a comitiva pôde acompanhar o pronto atendimento, de médico militar das Forças Armadas, a uma criança indígena atacada por animal peçonhento em Surucucu.

Comitiva visitou o pelotão em Surucucu. (Foto; reprodução/Forças Armadas)