antonio denarium roraima governador
O governador Antonio Denarium durante evento da Polícia Militar (Foto: Arquivo FolhaBV)

Bom dia,

EMBARGOS 1

O Tribunal Regional Eleitoral publicou, no Diário da Justiça Eletrônico de ontem, o extrato dos embargos de declaração protocolados contra a decisão que resultou na cassação do governador Antonio Denarium (PP) no dia 14 passado. No total, foram cinco recursos ajuizados, sendo, além do próprio interessado e seu partido, ainda o vice Edilson Damião e sua sigla, o Republicanos, e a secretária da Secretaria Estadual do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes), Tânia Soares.

EMBARGOS 2

O relator do processo, juiz Felipe Bouzada, informa no despacho que todos os embargos têm pedidos de efeitos infringentes, ou seja, pedem a modificação da decisão, e por conta disso deu ao partido Avante, autor da ação, prazo de três dias para manifestação. O magistrado também menciona um pedido formulado pela Comissão Provisória do PP, como assistente simples na ação, mas adianta que será analisado posteriormente.

APROVAÇÃO

E por falar no governador, ele ontem divulgou em seu Facebook o resultado de uma pesquisa que apontou que 73,7% da população de Roraima aprova sua gestão. A postagem segue a linha da estratégia política e de marketing adotada pelo núcleo duro do governo de massificar a mensagem da necessidade de continuação do trabalho e, consequentemente, do mandato.

FAKE NEWS

Mais uma vez questões sérias e que afetam a população de Roraima são desvirtuadas por “grupos políticos” e usados como munição para a confecção de Fake News. Dessa vez as vítimas foram o ex-senador Romero Jucá (MDB) acusado de ser o responsável por novas demarcações de áreas indígenas pela União no estado. E a própria FolhaBV, que teve sua credibilidade utilizada pelos criminosos. Estamos adotando as providências cabíveis, entre as quais denunciamos ao Instagram, plataforma utilizada pelos criminosos.

CULPA

Em sua defesa contra o ataque nas redes sociais, Jucá abriu o verbo. Disse categoricamente que está há cinco anos sem mandato e que se alguém tem a culpa na questão é o governo do estado que aceitou silente o que foi imposto, juntamente com os senadores, estes sim eleitos para representar os respectivos estados. Segundo ele, todos esses se limitaram a fazer protestos em âmbito local, o que não revolve a situação.

ALINHAMENTO 1

Alguns comentários do deputado federal Antônio Nicoletti (União Brasil) durante entrevista à Rádio Folha no domingo merecem repercussão pela Coluna. Ele admitiu que não haja alinhamento entre os membros da bancada federal de Roraima, e que a condição acaba prejudicando o resultado final. “Não vou ficar tapando sol com a peneira, tirando Nicolleti e Diniz, a maioria está agindo com o governo federal”, disse ele.

ALINHAMENTO 2

Sem pestanejar, Nicoletti disse que a união entre deputados federais e senadores se faz apenas em uma ou outra pauta por ‘interesse pessoal’ e não especificamente considerando unidade de entendimentos e propósitos, e aproveitou a deixa para ressaltar a importância da votação do eleitor por ideologia partidária. O parlamentar também voltou a se queixar da famigerada prática de venda de votos, que no final afeta a todos.

ESCLARECIMENTO

Sobre a fala do deputado federal Nicoletti (União Brasil) durante uma entrevista para o Programa Agenda da Semana, apresentado pelo professor Getúlio Cruz, na Rádio Folha, no último domingo, de que o presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, deputado estadual, Soldado Sampaio (Republicanos), não seria mais pré-candidato a prefeitura de Boa Vista nas próximas eleições, Sampaio enviou nota prestando esclarecimentos.

GRUPO

Sampaio fez um balanço dos mandatos atuais do Republicanos, composto por um senador da República, três deputados federais e quatro deputados estaduais para afirmar que a definição da sua pré-candidatura, não foi uma iniciativa isolada, mas uma decisão coletiva por parte das lideranças do partido e do grupo. “Qualquer decisão em relação a isso será tratada coletivamente com as lideranças políticas do grupo e com nossa base eleitoral”, disse o parlamentar.

ESTRANHO

Na nota enviada à Coluna, Sampaio disse estranhar que, mesmo o União Brasil ocupando a Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito do município e tendo um vereador que faz parte da base do prefeito Arthur Henrique (MDB), que vai disputar a reeleição ter uma candidatura própria para a prefeitura de Boa Vista, fazendo uma pré-campanha para concorrer contra um aliado do qual dois de seus vereadores dão sustentação política na Câmara Municipal não parece ser uma forma de boa aliança..

ALFINETADA

O presidente da Assembleia Legislativa aproveitou para alfinetar o chefe do Executivo Municipal: “Com aliados assim, o prefeito Arthur Henrique não precisa de adversários políticos”, emendando, ainda, que em momento algum nomeou quem quer que seja para falar em seu nome, sua pré-candidatura ou qualquer outro assunto relacionado ao seu futuro político. Feito o registro!

PIONEIRA

A Parabólica registra com pesar o falecimento aos 93 anos de idade de Francisca Mendes de Souza Cruz ocorrido, ontem aqui em Boa Vista. D. Zita, como era conhecida, era filha das famílias Mendes/Quadros, tradicionais e pioneiras na pecuária de Roraima, gente da maior importância na história de Roraima. Era viúva de Homero de Souza Cruz, de outra família de muita tradição no estado, que foi secretário de Segurança Pública por várias vezes na época do Território Federal. Exemplo de esposa, de mãe – tiveram onze filhos-, D. Zita era respeitada e amada por todos os que a conheceram.