Quatro candidatos estão concorrendo ao cargo de procurador-geral de justiça do Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR). Os procuradores Cleonice Andrigo Vieira, Elba Cristhine Amarante de Moraes, Sales Eurico Melgarejo Freitas e Stella Maris Kawano D´Avila são os concorrentes. Dois deles tentam voltar ao cargo.
Cada promotor e procurador de justiça do MPRR poderá votar em até três candidatos. A votação será realizada no dia 3 de fevereiro de forma secreta e por meio eletrônico das 8h às 12h. A eleição será presidida pelo procurador-geral de justiça Fábio Bastos Stica, que está no final do seu segundo biênio. Os promotores Ademar Loiola e Carla Cristiane Pipa também farão parte da mesa apuradora.
Os postulantes mais votados comporão a lista tríplice que será enviada à governadora Suely Campos (PP), que indicará um deles para o cargo. Após a indicação, o novo procurador-geral de justiça será empossado em sessão solene do Colégio de Procuradores do MPRR para mandato de dois anos. É permitida uma recondução ao cargo. A eleição está prevista na Resolução PGJ nº 008, do dia 29 de dezembro de 2014.
Conheça os candidatos ao cargo:
01 – Cleonice Andrigo Vieira: bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), ingressou no Ministério Público em março de 1993, por meio do primeiro concurso público. Inicialmente, atuou como promotora de justiça substituta nas comarcas de Caracaraí e Boa Vista.
Após as promoções de 1ª e 2ª entrâncias, em 1994, recebeu atribuições nas 1ª e 3ª Varas Cíveis. Em 1995 foi promovida pelo critério de merecimento ao cargo de procuradora de justiça. De 1997 a 1999 exerceu a função de corregedora-geral do Ministério Público. Ela também exerceu o cargo de procuradora-geral de justiça no período entre 2009 a 2011.
02 – Elba Christine Amarante de Moraes: bacharel em Direito pela Universidade Federal do Mato Grosso, ingressou no Ministério Público do Estado de Roraima em 1997, por intermédio do segundo concurso público para promotor de justiça substituto, iniciando suas atividades como promotora de justiça na Comarca de Boa Vista. Como promotora de justiça substituta atuou nas 3ª e 4ª Varas Criminais.
Em 1997 foi promovida por critério de antiguidade a promotora de justiça de 2ª Entrância, atuando cumulativamente junto à 4ª Criminal e Juizados Especiais. Em 2011 foi promovida, por critério de antiguidade, a titular da 6ª Procuradoria Criminal. É membro e secretária do Conselho Superior do MPRR.
03 – Sales Eurico Melgarejo Freitas: ingressou no Ministério Público do Estado de Roraima em agosto de 1993 como promotor de justiça substituto. Em 1995, foi promovido, por merecimento, ao cargo de procurador de justiça.
Atuou junto às promotorias de Justiça de Caracaraí, São Luiz do Anauá, 2ª Cível, da Família, e junto às 4ª e 2ª Zonas Eleitorais. De 1993 a 1995 presidiu a Associação dos Membros do Ministério Público do Estado de Roraima. Exerceu a função de procurador-geral de justiça no biênio 1997-1998 e, em 2010, foi eleito ouvidor-geral do Ministério Público de Roraima pelo Colégio de Procuradores de Justiça, sendo reconduzido ao cargo para o período 2012-2014.
04 – Stella Maris Kawano D’Ávila: graduada em direito pela Faculdade de Direito de Curitiba, ingressou no Ministério Público do Estado de Roraima em 1995, por intermédio do segundo concurso público para o cargo de promotor de justiça substituto.
Atuou na 4ª Promotoria Criminal e foi titular da Promotoria de Justiça com atribuições junto aos 1º, 2º e 3º Juizados Especiais Cíveis e Criminais de Boa Vista. Em 2011, foi promovida por critério de merecimento a titular da 5ª Procuradoria Criminal e, em 2012, eleita corregedora-geral do Ministério Público do Estado de Roraima para o período de 2013 a 2015. É membro do Conselho Superior.
Política
Quatro candidatos concorrem ao cargo de procurador-geral
Postulantes ao cargo mais votados comporão lista tríplice a ser enviada à governadora, que indicará um deles para o cargo