AGRICULTURA FAMILIAR

Inscrições para o PAA encerram no dia 9 de outubro

O programa visa estimular a produção agrícola familiar das comunidades indígenas

Nutricionista diz que salada gera saciedade, mas não faz emagrecer (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)
Nutricionista diz que salada gera saciedade, mas não faz emagrecer (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

A fim de estimular a produção agrícola familiar das comunidades indígenas, e garantir a segurança alimentar e nutricional, o Governo de Roraima abriu as inscrições do PAA Povos Indígenas (Programa de Aquisição de Alimentos). Conforme o edital, os interessados têm até o dia 9 de outubro para se inscrever.

Para participar, basta se dirigir à unidade local do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Iater), localizado no Parque Anauá, com a ficha de inscrição e cópias do RG, CPF e da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e/ou Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF).

Segundo a coordenadora do PAA Estadual, Yoná Suanny, a meta é garantir a valorização das práticas tradicionais da agricultura familiar das comunidades, contribuindo ainda para a preservação de sua cultura e identidade.

Entre os alimentos adquiridos pelo programa estão frutas, verduras, legumes e tubérculos. Além de contribuir para uma alimentação saudável das pessoas atendidas pelas entidades beneficentes, o PAA também estimula a diversificação da produção agrícola e a preservação do meio ambiente.

Além dos povos indígenas, as novas regras do PAA, implementadas em 2023 pelo Governo Federal, priorizam também a participação de quilombolas e negros, com objetivo de promover a igualdade e o combate às desigualdades históricas.