O Conselho de Segurança Alimentar do Estado de Roraima (Consea-RR) realizará 5ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (5ª CESAN-RR) no próximo mês de outubro. A programação voltada à ouvir as demandas dos roraimenses sobre a segurança alimentar e nutricional, inicia na próxima terça-feira, 19 de setembro.
Com a temática de “Erradicar a fome e garantir direitos com Comida de Verdade, Democracia e Equidade”, o primeiro momento do evento ocorre em nível regional, que é escuta pelos municípios do estado. Em outubro, nos dias 25, 26 e 27, haverá a conferência estadual com temas propostos pelo Consea-RR.
De acordo com o presidente do Conselho, Antonio Cruz, como, atualmente no Brasil, mais de 30 milhões de pessoas passam fome, a 5ª CESAN-RR busca fortalecer compromissos de erradicação do problema social.
“A conferência busca justamente fortalecer os compromissos políticos com a democracia. Com a reivindicação da fome e fornecendo uma um alimento de verdade, o direito humano à alimentação adequada. Por meio desse sistema a gente busca promover, de forma sustentável, a questão da saúde, da soberania e segurança alimentar nutricional do país”,
explica Cruz.
A conferência não era realizada há quatro anos e com a volta do país ao mapa da fome, o governo federal retornou com o Conselho Nacional de Segurança Alimentar. “Os conselhos estaduais foram acionados, e junto ao nacional, estamos buscando amenizar, de forma mais rápida possível, essa situação da fome no Brasil”.
Serviço
5ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado de Roraima (5ª CESAN-RR)
- Quando: 25, 26 e 27 de outubro
- Local: Auditório da Universidade Estadual de Roraima (Uerr).
Encontros regionais:
- 19 de setembro de 2023 – Pacaraima, Normandia, Bonfim e Uiramutã.
- 22 de setembro de 2023 – Caroebe, São Luiz do Anauá, São João do Baliza e Rorainópolis.
- 29 de setembro de 2023 – Caracaraí, Iracema e Mucajaí
- 03 de outubro de 2023 – Amajari, Cantá, Alto Alegre e Boa Vista.