O Hemoraima (Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima), que supre as necessidades de sangue de hospitais públicos e privados no Estado, faz um apelo para doadores voluntários. A unidade busca principalmente os tipos sanguíneos O- e O+.
Segundo Hellen Bessa, assistente social do Hemoraima, a diminuição no número de bolsas de sangue se deu pelo alto índice de acidentes durante o feriado prolongado da Independência. Ela destaca: “Precisamos sensibilizar as pessoas que podem estar salvando vidas por meio da doação de sangue, estamos atravessando um quadro que não é satisfatório para o fator RH O positivo e O negativo estão com estoques extremamente baixo”.
A CERMU (Central Estadual de Regulação Médica de Urgência) informa que, de 01º a 12 de setembro, ocorreram 96 acidentes de trânsito, com 34 deles durante o referido feriado.
Hellen ressalta a importância da ação coletiva neste momento: “Todas essas demandas estão sendo bastante expressivas nesse momento e por isso nós pedimos a colaboração de toda sociedade civil, de grupos, de corporações, de instituições que se mobilizem e criem uma campanha para nos ajudar a manter o Hemoraima que abastece todas as unidades hospitalares tanto no âmbito privado como público”.
QUEM PODE DOAR?
Para ser doador é preciso ter a partir de 16 anos até os 69 anos, caso seja menor de idade é necessário estar acompanhado do tutor legal. Para pessoas acima dos 60 anos, é preciso ter um histórico de doação.
Além disso, é importante o voluntário estar saudável, não apresentar sintomas de gripe, ou alergia, nem ter ingerido bebida alcoólica a menos de 24h antes da doação.
O Hemoraima fica localizado na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, próximo ao HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento). O horário de funcionamento da unidade é de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 11h e de 13h30 às 17h.
Mais informações podem ser obtidas pelo número (95) 98404-9593.