Nos próximos dias 15 e 16 de setembro, o Cantá se prepara para uma de suas mais tradicionais celebrações: a 22ª Festa do Milho. A vila Serra Grande I, situada a 18 km da sede da sede do município e a 50 km da capital, será o cenário desta festividade que atrai público de diversas regiões do estado.
Com entrada franca, o evento oferece uma programação variada e promete agradar a todos os gostos. Entre as atrações, os visitantes poderão apreciar a tradicional gastronomia da região e a exposição de produtos locais na chamada “Arena do Milho”.
O festejo contará com uma ampla programação musical que promete animar a festa. Entre as bandas confirmadas, estão os grupos amazonenses Xiado da Xinela, Toinho e Forró Show, Grupo Xoteziim e André Brasil. Já as atrações roraimenses que prometem agitar a noite são Juninho Pegada, Forró Saculejo, Bixo de Pé, Remela de Gato, Zerbine Araujo e Paçoquinha.
Mas não é só de música que se faz a festa. Durante as manhãs, os esportes tomarão conta com competições de futebol, speedway, ciclismo e outros. Além disso, o tradicional concurso da Rainha do Milho trará charme e elegância ao evento, e os visitantes também poderão apreciar uma feira de artesanato, palestras e competições gastronômicas.
Nesta edição, a primeira sob o comando do prefeito André Castro, a organização reforça o compromisso com a segurança e diversão dos presentes. “Vamos fomentar a cultura cantaense e entregar um festejo inesquecível”, assegura Castro.
A Festa do Milho, instituída pela Lei Municipal n° 191/2008, é uma realização da Prefeitura do Cantá e conta com o apoio essencial da comunidade, Governo de Roraima, Câmara Municipal e Sebrae.
É válido ressaltar a relevância do milho para a região. O Cantá possui o maior programa de grãos de sua história, em uma parceria entre o Governo de Roraima e a Prefeitura Municipal. O município destaca-se pelo cultivo de cerca de 350 hectares do grão, dos quais 110 hectares estão em comunidades indígenas, fortalecendo a agricultura familiar local.