PRÊMIO BRAZTOA

Projetos de Turismo de Roraima são semifinalistas em premiação nacional

Os projetos estão entre as 46 iniciativas de todo o Brasil voltadas ao segmento que seguem para a próxima fase.

Projetos de Turismo de Roraima são semifinalistas em premiação nacional

O “Plano de Desenvolvimento Regional e Sustentável do Turismo do Estado de Roraima (Turismo 2030)” e “Rotas Amazônicas Integradas”, coordenadas pela Secult (Secretaria de Cultura e Turismo) são semifinalistas do 11° Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, iniciativa da Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), com apoio do MTur (Ministério do Turismo), que consagra as melhores iniciativas voltadas ao turismo sustentável no Brasil.

Os projetos estão entre as 46 iniciativas de todo o Brasil voltadas ao segmento que seguem para a próxima fase.

Ambas as iniciativas foram criadas em 2021 e contemplam o planejamento e a estruturação do turismo em Roraima, bem como promoção do produto turístico no Estado. Essa é a primeira vez que o Governo de Roraima concorre ao prêmio.

O diretor do Departamento de Turismo da Secult, Bruno Muniz de Brito, ressaltou que a classificação desses dois projetos é o reconhecimento do trabalho que vem sendo desenvolvido pela atual gestão para a fomentação do turismo no Estado, tornando Roraima uma potência turística.

“Ambos os projetos foram apresentados como semifinalistas, mas nós estamos felizes. Acreditamos no potencial dessas iniciativas para transformar o turismo da Amazônia e de Roraima, para promover sinergia, integração e sustentabilidade e para oportunizar também novos esforços que vão fazer com que gradualmente o turismo da Amazônia ganhe ainda mais importância e relevância, não só para o turismo do Brasil, mas para todo o mundo”, destacou.

“O nosso turismo tem sido potencializado com ações do Governo do Estado, que buscam estruturar novas rotas turísticas, incentivar o turismo em territórios indígenas e assim contribuir para a geração de renda”, pontuou o governador Antonio Denarium.

PRÊMIO BRAZTOA DE SUSTENTABILIDADE

O prêmio da Braztoa reconhece 10 iniciativas vencedoras em duas categorias, sendo elas Gestão/Governança e Experiência/Produto, bem como destaques, para iniciativas inovadoras, e menções honrosas.

Podem concorrer ao prêmio operadoras de turismo ligadas a Braztoa, parceiros de negócios ou institucionais. São utilizados como critérios de avaliação os seguintes itens: abrangência, replicabilidade, relevância, inovação, coerência, extensão do impacto e contribuição com a mitigação dos efeitos negativos das mudanças climáticas.