Polícia

Presos serram as grades e tentam fugir da PAMC

A ação foi contida pelos policiais do Grupo de Entrada Tática e os agentes penitenciários do plantão Delta, situação no presídio é caótica

Menos de 24 horas após a vistoria realizada pelo Governo do Estado na Penitenciária Agrícola do Monte Cristo (PAMC), um esquema de fuga em uma ala da unidade, onde ficam 120 presos reclusos do regime fechado, foi descoberto na madrugada de hoje (13), pelo.

Segundo a Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania (Sejuc), os presos tentaram fugir quebrando os cadeados e cerrando as grades das celas, mas foram contidos pelos agentes, que evitaram a fuga.

Segundo o secretário adjunto estadual de Justiça e Cidadania, coronel Francisco Borges, a situação da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo exige um conjunto de ações no sentido de garantir não somente a segurança no local, mas a melhoria das condições em que vive a população carcerária. Segundo ele, a tentativa de fuga está relacionada à precariedade da estrutura e as péssimas condições do local, incentivando essa prática por parte dos detentos e facilitando que esse tipo de problema ocorra.

Quanto à segurança no local, o coronel informou que ela será dinamizada, com a redistribuição do efetivo que atua na unidade.

De acordo com o adjunto, a dinamização servirá para a contenção das tentativas de fuga e outras situações que ocorrem no presídio. “É necessário frisar que, praticamente toda a estrutura está comprometida, conforme foi comprovado pela imprensa durante a visita da cúpula da Segurança Pública na tarde desta segunda-feira, dia 12, comprovando problemas como a proliferação de mosquitos devido ao lixo, esgoto e outras situações decorrentes dos 10 anos de abandono em que se encontra a unidade”, relatou.