SEM PAGAMENTO

Servidores com salários atrasados são exonerados pela Prefeitura de Rorainópolis

Apesar do Decreto Municipal, os servidores ainda aguardam o pagamento referente aos meses trabalhados

Servidores da Educação chegaram a realizar manifestação este mês, cobrando o pagamento atrasado dos salários. (Foto: Divulgação)
Servidores da Educação chegaram a realizar manifestação este mês, cobrando o pagamento atrasado dos salários. (Foto: Divulgação)

O prefeito de Rorainópolis, Leandro Pereira da Silva, exonerou os servidores de cargo comissionado e de contratos temporários, admissíveis e demissíveis, da administração pública do município. O decreto 81/2023, que dispõe da decisão, é do dia 15 de setembro.

Servidores da Educação do município chegaram a realizar manifesto em frente à Secretaria de Educação de Rorainópolis há cerca de duas semanas cobrando o salário atrasado, mas não tiveram resposta ou previsão por parte da prefeitura.

Na semana passada, o Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) determinou então que a prefeitura de Rorainópolis realizasse o pagamento de todos os servidores municipais referentes a folha do mês de agosto, sob pena de multa para o prefeito e para o município em caso de descumprimento da sentença. Contudo, fontes da Folha informaram que o pagamento não foi realizado.

Apesar do decreto, os servidores ainda aguardam o pagamento.

A reportagem entrou em contato com o prefeito de Rorainópolis, Leandro Pereira, que se manifestou por meio da seguinte nota:

A Prefeitura de Rorainópolis publicou na última sexta-feira (15/09) o Decreto Nº 81/2023, que trata da “Exoneração coletiva dos servidores em cargo de comissão e de contratos temporários”.

A prefeitura esclarece que a medida adotada pelo executivo do município se fez necessária para a redução de gastos em face da redução dos repasses financeiros.

Esclarece ademais que os serviços prestados à população não serão prejudicados e permanecerão sendo ofertados com excelência.

A iniciativa do município em ajustar as despesas com pessoal, compreende, por em dias as remunerações em atraso, e por fim, reforça o compromisso com os 40% de servidores remanescestes de recebimento de seus salários que até a data dia 20/09 (quarta-feira) estarão pagos.