Bom dia,
Pois é, enquanto o Supremo Tribunal Federal (STF) assume o protagonismo em decisões importantes para o Brasil, como o Marco Temporal – que volta a ser discutido amanhã e até agora com placar em 4 x 2 a favor de tese de Edson Fachin de acabar com essa referência-, os presidentes do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e da Câmara dos Deputados Arthur Lira (PP-AL) acompanham o presidente Lula da Silva (PT) em sua viagem a Nova York, para a abertura de mais uma Assembleia Geral da ONU. Com suas ausências a semana no Congresso Nacional será de quase paralização, afinal, o regimento interno daquelas casas dão poder quase absoluto aos presidentes para definir suas pautas.
Imagina-se que a motivação principal que levou Pacheco e Lira a acompanharem Lula da Silva aos Estados Unidos da América (EUA) teria razão muito a lobby de cada um. O presidente do Senado estaria ainda sonhando com sua indicação para a vaga de Rosa Weber no STF, que ocorrerá agora no mês de outubro. Já Lira, continua costurando para indicar o novo, ou nova, presidente da Caixa Econômica Federal (CEF). É muito pouco quando comparado à seriedade e importância de temas fundamentais para o futuro do país, como é o caso do Marco Temporal.
De mais a mais, todos sabemos da existência de um conflito institucional entre o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal em torno de suas respectivas competências E neste exato momento de decisões importantes, os deputados federais resolvem aprovar uma reforma eleitoral, considerada pela maioria da população como imoral e oportunista. Esse tipo de conduta só os enfraquece no embate com os já poderosos ministros do STF. Pobre Brasil!
CANDIDATURA
O deputado Gabriel Picanço (Republicanos) teve a pré-candidatura a prefeito de São Luiz do Anauá lançada no final de semana. A informação foi confirmada ontem pelo deputado federal Gabriel Mota (Republicanos), que é seu genro, à Parabólica. O parlamentar é efetivamente morador do município há mais de 30 anos. Caso seja eleito, vai abrir vaga para seu suplente Rogério Borges.
SUL DO ESTADO
Na região Sul do Estado, Gabriel Mota confirmou ainda que vai apoiar a reeleição da prefeita Luiza Maura (PP), em São João da Baliza, do prefeito Osmar Filho (Republicanos), e da prefeita de Caracaraí, Diane Coelho (SD). Em Iracema, ele e Gabriel Picanço devem apoiar a pré-candidatura do vereador Chico Mendes (Republicanos), que será o apoiado do atual prefeito Jairo Ribeiro.
RORAINÓPOLIS 1
Já Rorainópolis, como já comentamos por aqui, promete ter um dos pleitos mais concorridos dos últimos tempos. Só no último final de semana foram duas pré-candidaturas lançadas com repercussão nas redes sociais. Uma delas, do médico Áthila Bessa, que foi segundo colocado nas últimas eleições, tem apoio dos deputados estaduais Gabriel Picanço e Cláudio Cirurgião, e do federal Gabriel Mota.
RORAINÓPOLIS 2
Também o lançamento da pré-candidatura do vereador Marcinho Alves, apoiado pelo União Brasil, leia-se deputado federal Antônio Nicoletti e Jorge Everton, movimentou os bastidores da política do Sul do Estado nesse final de semana. Durante a reunião repercutida nas redes sociais, o grupo aproveitou para anunciar a pré-candidatura de pelo menos cinco filiados para a Câmara Municipal de Rorainópolis.
REMEMORANDO
Só lembrando que além desses dois pré-candidatos existem outros nomes anteriormente anunciados. O deputado federal Duda Ramos (MDB) declarou apoio à Paula Batista (Podemos), mulher do prefeito de São Luiz, James Batista, e a deputada federal Helena Lima (MDB), anunciou a pré-candidatura da empresária Nilda Reginatto, para o mesmo cargo. Além disso, nos bastidores corre o nome da deputada Joilma Teodora (Podemos).
ESCOLA
Bem que comentamos um tempo atrás, cá na Coluna, que a iniciativa de um município do interior de lançar edital para eleição direta de gestor escolar era louvável, mas precisava ser de fato uma iniciativa honesta com disputa justa. Acontece que o Ministério Público de Roraima já instaurou um inquérito civil para apurar, além de outras coisas, a eleição irregular para o cargo em uma das escolas.
INFORMAÇÃO
Um questionamento enviado à Parabólica sobre a suposta crise financeira pela qual estaria passando o governo do estado diz respeito ao custo em recursos próprios para a realização da Exposição e Feira Agropecuária de Roraima (EXPOFERR), que, conforme apuramos tem planejamento em franco desenvolvimento por uma equipe técnica da Secretaria Estadual de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação.
CHAMAMENTO PÚBLICO
Inclusive no Diário Oficial do dia 15, foi publicada uma portaria nomeando parte desses técnicos para compor uma comissão que vai processar, coordenar e julgar um chamamento público para selecionar uma Organização da Sociedade Civil (OSC) para promover a EXPOFERR. A publicação fala de um Termo de Fomento para firmar essa “parceria”, mas não especifica quais seriam esses termos.
ACUSAÇÃO
Em vídeo divulgado por redes sociais o senador Hiran Gonçalves (PP) acusou o ex-senador Romero Jucá (MDB) de ser o responsável por uma notícia de que a clínica oftalmológica da qual é um dos proprietários teria assinado um contrato de R$ 30 milhões com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau). Sem citar o nome de Jucá, a quem tratou de ex-senador, Hiran disse não ser verdadeira a informação e que por muito menos disso sua clínica já realizou centenas de cirurgias pelo Sistema Único de Saúde (SUS).