AÇÃO DA FEMARH

Dia da Árvore: Mudas de plantas serão entregues para a população 

Serão entregues 200 mudas de árvores para a população por meio de blitz. Para participar, basta demonstrar interesse em receber a plantinha.

Serão 200 mudas distribuídas para quem tiver interesse. (Foto: Wendersson Cabral/Folha BV)
Serão 200 mudas distribuídas para quem tiver interesse. (Foto: Wendersson Cabral/Folha BV)

Nesta quarta-feira, 21, data que celebra o Dia da Árvore, a Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh) estará realizando a entrega de 200 mudas para a população. A ação ocorrerá a partir das 8h, em frente à sede da Femarh, na Avenida Ville Roy.

A iniciativa é coordenada pela Femarh, junto aos alunos da Escola Estadual Penha Brasil, contando com o apoio do Departamento Estadual de Trânsito de Roraima (Detran/RR), que incluiu a atividade na programação da Semana Nacional de Trânsito.

As mudas disponibilizadas a população serão de árvores popularmente conhecidas, como a goiabeira, aroeira, bacabeira e cupuaçuzeiro. Para participar, basta demonstrar interesse em receber a plantinha. Não há restrição de quantidade, no entanto a recomendação é que seja entregue apenas uma muda por pessoa.

Em entrevista, Richard Marcelo Silva Costa, presidente da Comissão de Educação Ambiental e responsável pela Divisão de Educação Ambiental da Femarh, explica que a ideia é educar sobre a importância e os benefícios que a preservação das árvores trazem ao ambiente.

“Estamos trabalhando com os alunos e incentivando neles o desenvolvimento de uma sensibilidade sobre a importância que as árvores possuem tanto em áreas urbanas quanto em áreas rurais. Para a população em geral, é pensar no plantio e os seus benefícios, pois essas árvores são importantes para a preservação do solo, recursos hídricos e o sequestro de CO2 e a liberação do oxigênio, além da produção de frutos”, explicou.

Richard Costa explica que a escolha das mudas foi pensando nos benefícios que os frutos, sementes e o sombreamentos podem trazer após o seu plantio. (Foto: Wendersson Cabral/Folha BV)

Ele também relembra que, por essas árvores serem frutíferas e também produzirem sementes, podem trazer benefícios para o futuro. Um dos exemplos ditado é a possibilidade de haver um banco de sementes na área urbana, caso o receptor da muda a plante na cidade. Além disso, os frutos se tornarão alimentos tanto para as pessoa quanto para os animais, como as aves, por exemplo.

Richard enxerga que a ação, apesar de ser simbólica, pode gerar diversos resultados positivos e impactar diretamente na qualidade de vida dos seres vivos que vivem a dinâmica do local.