CULTURA E SOCIEDADE

Exposição fotográfica retrata vivências de migrantes venezuelanos

A exposição estará aberta para visitação das 9h às 17h desta quinta-feira (21), na Área externa da Igreja Nossa Senhora da Consolata.

Exposição retrata vivências de migrantes (Foto:Divulgação)
Exposição retrata vivências de migrantes (Foto:Divulgação)

A Universidade Federal de Roraima será palco, nesta quinta-feira (22), de uma exposição fotográfica que pretende lançar luz sobre as vivências e expressões dos migrantes venezuelanos no Brasil. Organizada pela Cáritas Brasileira, em colaboração com o Serviço Pastoral dos Migrantes, a mostra intitulada “Acolher com respeito, seguir com direitos” acontecerá na área externa da igreja Nossa Senhora da Consolata, importante ponto de atuação dos projetos emergenciais da Rede Cáritas em Roraima.

Visitantes poderão conferir fotografias impressas em tecidos de quase quatro metros de altura, todas capturadas durante setembro, em espaços de ação da Cáritas, abrangendo tanto recém-chegados da Venezuela quanto aqueles que já estabeleceram residência no Brasil. Além das imagens de grande formato, um painel fotográfico apresentará outros registros feitos durante a ação. Como uma maneira de perpetuar a memória e marcar sua trajetória, aqueles que foram fotografados poderão levar consigo uma cópia de sua imagem.

A iniciativa tem o objetivo de sensibilizar e motivar a sociedade brasileira a acolher de braços abertos os migrantes, ressaltando a relevância de proporcionar apoio e chances a estas pessoas que estão iniciando um novo capítulo de suas vidas em um território até então desconhecido.

Este evento faz parte da programação da Cáritas em Roraima em celebração ao 109º Dia Mundial do Migrante e do Refugiado. O Papa Francisco, em sua mensagem deste ano, destaca o direito das pessoas de “Livres escolher se migrar ou ficar”.

A exposição estará aberta para visitação das 9h às 17h, na Área externa da Igreja Nossa Senhora da Consolata.

Além da exposição na sexta-feira (22), serão realizados atendimentos gratuitos de saúde para migrantes e refugiados em situação vulnerável, culminando no domingo (24) com uma missa celebrativa no centro da cidade.

.