Não é difícil navegar nas redes sociais e encontrar publicações sobre cuidados da pele, rotinas de skincare e receitinhas caseiras. Entre a busca de produtinhos perfeitos, que deixam a pele viçosa e hidratada, a vitamina C ganha destaque entre os ativos dermatológicos.
A vitamina C, também conhecida como ácido ascórbico, tem sua fama por ser uma ótima aliada ao sistema imunológico do corpo humano. No entanto, a área de cosmetologia também encontrou nela um caminho para oferecer às pessoas produtos com diversos benefícios.
Para entendermos todos o funcionamento desse ativo para a pele do rosto, conversamos com a dermatologista Dra. Poliana Genaro.
PRINCIPAIS BENEFÍCIOS
Podendo ser encontrada em diversos cosméticos, como séruns e cremes, a vitamina C age como antioxidante e no combate aos radicais livres que recaem sobre a pele durante o dia a dia.
Assim, sua atuação melhora a qualidade e saúde da pele, agindo no clareamento e uniformização de manchas. Como consequência do seu uso contínuo, a ação antioxidante também atua como antienvelhecimento.
ONDE ENCONTRAR?
A vitamina C não é sintetizada pelo corpo humano, ou seja, nós não a produzimos, portanto só conseguimos obter por meio da ingestão de alimentos e suplementos que contenham o ativo.
Esses alimentos são, geralmente, frutas cítricas como o limão, a laranja e abacaxi. Dessa forma, é possível usufruir de seus benefícios em todo o corpo. Porém, é preciso ficar atento.
Muitas pessoas fazem o uso da vitamina C efervescente ou suplementos, no entanto se o seu uso for acima do indicado, pode gerar problemas. Assim, é preciso ter cautela.
TIPOS DE VITAMINA C PARA TIPOS DE PELE
A dermatologista explica que cada pele requer um tipo de vitamina C. Além disso, há a quantidade de concentração que cada produto possui, variando entre 10%, 20% ou até mesmo 30%.
“Pele de pessoas jovens, por exemplo, se aplicar uma vitamina C muito concentrada pode ser que a pele não se adeque, então optamos por não utilizar mais a vitamina C, mas sim um derivado que tem um efeito menor, mas que consegue tornar possível o uso dos seus benefícios”, explicou.
Além disso, há a interferência do tipo de pele. É precisa constatar se a pele é mais oleosa, sensível ou normal e assim, enquadrar qual o tipo de vitamina C adequado. Devido a essas questões, Poliana orienta que as pessoas procurem um profissional para orientar o melhor para cada caso.
EFEITOS COLATERAIS E RECEITAS CASEIRAS
Há dúvidas sobre os possíveis danos que a aplicação da vitamina C pode gerar na pele, mas a dermatologista afirma que o uso incorreto do ativo não causará manchas ou algo extremamente abrasivo.
“O uso em concentração errada causará na primeira aplicação coceira, pinicamento, descamação e a pele pode ficar vermelha”, explica.
Ela relembra que a rotina de cuidados básica para todo mundo é o uso do sabonete, hidratante e protetor solar. A vitamina C é um plus e alerta sobre o uso de receitas caseiras e os riscos que elas podem oferecer.
“A vitamina C em si não vai causar manchas porque ela é um cosmético dermatologicamente testado, mas essas receitas caseiras que o pessoal faz é um grande risco para a saúde. Um dos risco mais comuns é as manchas. Isso não ocorre com o cosmético, pois ele já está industrialmente preparado para a pele”, alertou.
POTENCIALIZADOR COM O PROTETOR SOLAR
A vitamina C é um ótimo aliado na proteção da pele contra a radiação solar. Combinada a um protetor solar, pode potencializar os resultados contra os raios que têm sido bastante intensos durante o período de calor.
No entanto, a dermatologista alerta que para que os efeitos da vitamina C sejam eficazes é preciso que haja o contato direto com a pele. Por isso, o indicado é que após a lavagem, aplique a vitamina C e depois pode seguir com os passos da rotina de skincare.
É importante frisar que a quantidade correta de protetor é de uma colher de chá e que deve ser reaplicado durante o dia. Poliana recomenda que o fator de proteção solar mínimo é de 50FPS.
QUANDO APLICAR?
A dermatologista orienta a aplicação todos os dias de manhã. A recomendação é de que três a quatro gotinhas já são suficientes.
“Todo dia de manhã porque a gente vai potencializar o efeito do protetor solar. A noite não precisa e é uma dúvida muito comum, geralmente as pessoas pensam que seu uso é só a noite, mas é ideal pela manhã porque consegue aproveitar melhor os benefícios”, explicou.
COMO ESCOLHER A CERTA?
A Dra. Poliana orienta que as pessoas procurem as marcas mais conhecidas, pois é mais fácil encontrar requisitos essenciais para adquirir um produto de qualidade. Ela afirma que o produto deve conter a indicação de que é dermatologicamente testado e explicando no seu rótulo o processo, o farmacêutico responsável e a procedência.
“Às vezes as pessoas pensam que é só um creminho, mas quando não utilizado corretamente pode causar um dano a pele, e não precisa ser necessariamente a vitamina C, mas qualquer produto que as pessoas chegam na farmácia e compram. É legal procurar um médico para avaliar e, claro, ter constância e disciplina todos os dias, não é que usou hoje que daqui a três meses a pele vai estar ótima”, finalizou.
Recentemente, o grupo Boticário lançou uma linha completa com o ativo, para ser usado desde o momento da limpeza até a proteção solar.
“Para esse lançamento, unimos, mais uma vez, muita pesquisa e a nossa expertise em ciência para estabelecer fórmulas eficazes que foram desenvolvidas para criar um escudo antioxidante para a pele, que a protege de agressores diários, como luz e poluição, além de proporcionar benefícios, como o aumento da luminosidade natural da pele e a uniformização do tom. Para o sérum, nosso time de P&D desenvolveu uma molécula que proporciona maior estabilidade da vitamina C no produto, garantindo os resultados do início ao fim do produto, mesmo após a abertura do frasco. Com a linha completa de Botik Vitamina C, queremos reafirmar o nosso compromisso de ouvir genuinamente as necessidades das peles brasileiras, desenvolvendo produtos de alta qualidade e ampliando a oferta de produtos nacionais para cuidados com a pele”, explica Camila Arruda, diretora de Marketing da marca.