FORÇAS ARMADAS

Forças Armadas transportam material para abastecimento de água na TIY

Foram transportados 700 quilos de materiais, incluindo madeira, uma bomba submersa, tubos de conexão e duas caixas d'água.

Material transportado atenderá na demanda por abastecimento de água na região. (Foto: Forças Armadas)
Material transportado atenderá na demanda por abastecimento de água na região. (Foto: Forças Armadas)

Em uma nova operação interagências, as Forças Armadas, a pedido da Secretaria de Saúde Indígena, realizaram na quarta-feira (20) o transporte de material essencial para a instalação de um Sistema de Abastecimento de Água (SAA) em Kataroa, na Terra Indígena Yanomami (TIY). Situada a aproximadamente 350 quilômetros de Boa Vista, a comunidade indígena receberá infraestrutura vital para fornecer água potável à sua Unidade Básica de Saúde Indígena (UBSI).

Para a instalação do SAA, foram transportados 700 quilos de materiais, incluindo madeira, uma bomba submersa solar, tubos de conexão hidráulica e duas caixas d’água com capacidade para 310 litros cada. A aeronave HM-4 Jaguar, especializada para este tipo de missão, foi responsável pelo transporte.

Com previsão de apenas três dias para a conclusão do projeto, o novo sistema de abastecimento beneficiará diretamente a Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena do Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami (DSEI Yanomami). Além dos profissionais de saúde, todos os indígenas que procurarem atendimento na UBSI serão beneficiados com o acesso a água potável.

Esta ação das Forças Armadas integra a Operação Ágata Fronteira Norte, que visa prestar apoio humanitário à comunidade. Vale lembrar que, desde fevereiro, as Forças Armadas estão atuando não apenas no apoio humanitário, mas também no combate aos crimes transfronteiriços e ambientais na TIY, conforme estabelecido pelo Decreto nº 11.575, de 21 de junho de 2023.