Cotidiano

Contribuintes ainda podem fazer rascunho do Imposto de Renda pelo celular

Para facilitar a vida do contribuinte que deve entregar a declaração de imposto de renda em 2015, no próximo mês de março, ainda está disponível a opção de rascunho apenas nos aplicativos que podem ser baixados nos smartphones.
Conforme o delegado da Receita Federal em Roraima, Omar Rubim, os dados que serão inseridos no rascunho poderão ser importados para o programa de IR 2015 que ainda será lançado pelo órgão antes de março.
Mas a intenção da Receita, conforme Rubim, é ajudar o contribuinte a adiantar o preenchimento da declaração e evitar a entrega para a última hora como sempre acontece todos os anos. Uma das vantagens de entregar no início do prazo é para quem tem direito a restituição, receber nos primeiros lotes.
Além disso, o delegado ressalta que somente no momento que o contribuinte se prepara para fazer a declaração é que ele começa a perceber a falta de alguma documentação. “Ao fazer o rascunho, ele vai identificando que deixou, por exemplo, de pegar uma nota fiscal no médico ou da escola do filho e pode adiantar o pedido dessa documentação antes mesmo do prazo iniciar”, explicou.
Para baixar no smartphone, o contribuinte precisa pesquisar ‘imposto de renda 2015’ no App Store ou no Play Store e procurar o “Declaração IRPF”. Nele aparece tanto a opção para o rascunho como para fazer declaração. 
PRÉ-PRONTA Outra ferramenta que a Receita Federal continuará a oferecer para os contribuintes este será a Declaração Pré-Pronta. O objetivo é facilitar o processo, apresentando os dados de rendimentos com base na declaração dos informes de bancos, empresas e exigindo apenas a confirmação do contribuinte sobre as informações postadas.
Quando o contribuinte abre o arquivo, os dados enviados pelas fontes pagadoras já terão sido preenchidos automaticamente pela Receita. As informações sobre bens patrimoniais não são pré-preenchidas cabendo ao contribuinte repassar esses dados.