Os pacientes necessitados do serviço de curativo relataram, à FolhaBV, a demora no atendimento da Sala de Curativos da Policlínica Coronel Mota, devido ao pouco espaço em que se encontram. Eles também cobram a conclusão da reforma de ampliação da antiga sala, localizada no Bloco B da unidade.
De acordo com os relatos, há uma mês, a equipe médica foi alterada de local para ampliação na Sala de Curativos da unidade. A previsão informada, tanto aos pacientes e acompanhantes quanto à equipe, era de quem em duas semanas, retornariam ao espaço referente à duas salas.
“Retiraram a equipe de curativo para outra sala cinco vezes menos que a anterior. Eles conversaram com os pacientes e informaram que em duas semanas entregariam a sala reformada e ampliada e já tem um mês que a equipe está numa sala minúscula”, descrevem a situação.
Com essa troca de espaço, a atual sala seria muito pequena para a grande demanda de pacientes que precisam da frequente troca de curativos, como diabéticos, amputados, para troca de sonda e outras situações. Apesar do esforço da equipe da Sala de Curativos, segundo as informações, a estrutura não comporta muitos pacientes, que precisam esperar por mais tempo para serem atendidos.
“Quando vamos à direção, reclamar, eles não informam que não há previsão de conclusão da reforma. O que prejudica os pacientes que necessitam de atendimento nos curativos e o acompanhamento médico de ferimentos completos, que ocorre uma vez por semana. Nem a equipe é mas escutada pela direção”, finalizam.
Outro lado
A FolhaBV procurou a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) para mais informações sobre a reforma na Sala de Curativo e a existência de nova previsão de conclusão da obra. A Sesau confirmou a troca de espaço para a realização de obras na sala anterior.
“Sobre a demora na entrega da sala, segundo o Departamento de Engenharia da Coordenadoria Geral de Administração, o prazo de finalização dos trabalhos é de 45 dias”, concluiu em nota.