A manhã desta sexta-feira, 22 de setembro, foi marcada por uma emocionante cerimônia em Rorainópolis. Servidores da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Secretaria Municipal de Serviço Urbano, Interior e Trânsito, realizaram uma homenagem às vítimas da COVID-19 da cidade. O evento, que ocorreu ao lado da Rodoviária de Rorainópolis, foi idealizado pelo Dr. Hugo Gonçalves, diretor do plano municipal de educação ambiental.
A cidade de Rorainópolis sentiu profundamente os impactos da pandemia. Ao todo, 69 moradores da cidade perderam a vida para o vírus que afetou milhões ao redor do mundo. Para lembrar e homenagear cada uma dessas vidas, a Prefeitura de Rorainópolis inaugurou o “Memorial Verde”.
A homenagem coincidiu com o Dia da Árvore, celebrado na última quinta-feira. Nesse contexto, servidores, professores e alunos da rede municipal de educação e da UERR (Universidade Estadual de Roraima) plantaram mudas de Flamboyant, uma árvore conhecida por sua beleza. Cada muda representa uma das vítimas da COVID-19 na cidade, simbolizando a continuidade da vida e a memória daqueles que partiram.
A iniciativa, além de seu significado profundo, ressalta a sensibilidade e o compromisso das autoridades municipais e da comunidade em manter viva a memória das vítimas. O prefeito Leandro Pereira, a Secretária Municipal de Educação Murielly Aguiar, o Engenheiro Agrônomo Dr. Hugo Gonçalves e toda equipe da SEMSIT trabalharam incansavelmente para tornar este dia possível.