O ministro da Pesca e Aquicultura, André Filho, destacou o potencial do setor pesqueiro de Roraima nesta segunda-feira (25) durante evento no Ginásio Senador Hélio Campos, bairro Canarinho. Filho está no estado para o anúncio da volta da pesca e aquicultura no estado.
Em entrevista, o ministro apontou que a cultura pesqueira já é uma realidade do estado, que segundo o governador de Roraima, Antonio Denarium, se destaca como um dos maiores produtores de tambaqui do Brasil. Além disso, Filho demonstrou interesse em, junto a bancada federal, tratar de investimentos para o setor estadual.
“Eu acredito nisso, nessa parceria. Já recebi no meu gabinete quase toda a bancada de Roraima, inclusive o governador e isso faz com que a gente fique cada dia mais afinado, trabalhando junto para fortalecer a piscicultura em Roraima, que já é uma realidade e tem um potencial enorme”,
afirmou o ministro.
O superintendente Federal da Pesca e Aquicultura de Roraima, Hilton Xavier, reforçou que o setor pesqueiro voltou à ativa, principalmente após o fim da fila de emissão de carteiras de pescadores.
“A gente tem um ministro extremamente empenhado com equipe disposta a trabalhar e oferecer o melhor para a administração pública. Se vocês perceberam, nesses três meses muita coisa boa já aconteceu e ainda vai acontecer. A gente vai transformar a piscicultura do estado de Roraima numa das maiores do Brasil”, garantiu Xavier.
Além dos investimentos que já aconteceram no setor, como entrega de kits de pesca à associações de vários municípios, o objetivo é que novos investimentos sejam destinados ao estado. Para isso, o ministério, a superintendência, o governo do Estado e parlamentares, como Zé Haroldo e Helena Lima, assinaram o protocolo de intenção firmado um acordo de cooperação entre os órgãos e instituições da área da pesca em Roraima.