SHIRLEY RODRIGUES

Coluna Social: Começa hoje a programação do Festival Mormaço Cultural  

O Mormaço Cultural, que começa nesta terça-feira, terá apresentações musicais, teatro, gastronomia, artes visuais, oficinas e workshop até 1º de outubro

Com Tudo  

* Uma das principais vantagens dos grandes eventos, além dos objetivos aos quais se destinam, é que na maioria dos casos, geralmente eles acabam impulsionando a economia, quando favorecem centenas de micro empreendedores de vários setores como gastronomia, artesanato e ambulantes de modo geral. Essas movimentações deixam sempre saldos positivos pra população, em especial para essas pessoas que tem a oportunidade de comercializar seus produtos e com isso implementar suas rendas. Nesses tempos de calor, a venda de água mineral, água de côco, além de sucos de frutas refrescantes como melancia e abacaxi, entre outros, são super concorridas.  

Com Nada  

* Mais mortes na Terra Indígena Yanomami, desta vez de garimpeiros, inclusive um menor de apenas 15 anos. E esse infeliz episódio, tem ainda um agravante. Familiares dos mortos acusam militares de serem os responsáveis pelos assassinatos, o que foi veementemente negado pelas Forças Armadas de forma oficial. Alem da tragédia, esse caso deixa claro que, apesar da Operação de desintrusão que está acontecendo desde janeiro, os invasores  não desistiram de continuar na atividade ilegal da mineração, pois segundos relatos, seis barcos conseguiram burlar a vigilância e entrar na área e apenas o barco dos que morreram, não conseguiu.  

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



O engenheiro Luiz Brito e sua esposa Vilanir, recebendo hoje kilométricas homenagens por conta da transcorrência da idade nova dele 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Intolerância  

* E bem no dia da abertura do Mormaço, eis que um vídeo viraliza na internet causando a maior polêmica em torno do mega Festival Cultural. Tudo porque, no referido vídeo o deputado federal Pastor Diniz, denuncia um dos artistas que se apresentarão no Parque Rio Branco, por intolerância religiosa, pela forma desrespeitosa com que ele se refere a Jesus Cristo.   

* O parlamentar, diz que o artista não merece seu respeito nem dos seus eleitores, que não é bem vindo Roraima, por não respeitar a fé alheia e sugere a Prefeitura que cancele o contrato com ele.  

Intolerância II 

* De fato, o deputado Pastor Diniz está coberto de razão quando vem a público rechaçar o desrespeito e a intolerância religiosa, pois isso não é liberdade de expressão e sim crime tipificado no Código Penal Brasileiro (Decreto-Lei 2.848/1940), Artigo 208.    

* Na verdade, o preconceito religioso, também configura-se em crime de injúria qualificada e deve ser combatido em todas as religiões. Até porque, chamar Jesus de “bicha”, é a mesma coisa que chutar a imagem de Nossa Senhora, criticar as pessoas que vão ao Círio de Nazaré e dizer que Exu (orixá das religiões afro Candomblé/Umbanda) é o diabo.  

Batata Lavada 

* Quando a gente vê comerciais de supermercados falando, por exemplo,  em “batata lavada”, não tem como não se perguntar se isso seria alguma   batata nova, já que existe  batata doce, batata inglesa, entre outros tipos. E afinal, o que é mesmo a tal batata lavada, tão propalada pelas Agência de Publicidade ?  

* Para espanto geral, se trata apenas da batata comum higienizada, afinal o comerciante não vai disponibilizar um produto sujo do jeito que sai da terra, até porque seria até um insulto aos clientes. Então, o termo “lavada” ao se referir a batatas, é perfeitamente dispensável…

Redundância  

A propósito, pelo menos aqui no Norte, alguns publicitários precisariam se atualizar urgentemente. Não que queiramos regionalizar o linguajar padrão de comerciais e inserir termos locais, mas há coisas que necessitam de adaptações porque já se tornaram de certa forma,  redundantes.  

* Afinal, como se justifica alguém anunciar preços de  “peixe matrinxã”, “peixe tambaqui”, quando geral sabe que se trata de pescados? Ou por acaso ao se falar apenas matrinxã e tambaqui, alguém poderia pensar que se trata de suíno, bovino,  ou seja lá o que ?  

A presidente da Confraria Vinho da Taça, Dra. Lidiane Vanderlei, a vice, Josi Vanderlei, e a diretora de Marketing, Lidiane Santos, em clima de contagem regressiva para a Noite Italiana, quinta-feira, 28, às 19h30 no 427   

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



#Rápidas  

* Inaugurando idade nova nesta terça-feira, Josiel Araújo, Jacildo Bezerra e Eudórcia Araujo.  

* Durante visita a  Roraima, ontem,  o ministro da Pesca e Aquicultura, André Carlos de Paula Filho, anunciou a retomada de programas do Governo Federal, além de novos investimentos para o fortalecimento do setor pesqueiro. 

* Por conta da realização do Festival Mormaço e dois feriados prolongados no próximo mês, o Hemoraima está reforçando o chamamento da população apta a realizar a doação.  

*  As tipagens sanguíneas já se encontram em situação crítica, são as de fator RH O+ e O-. 

O sorriso da linda Vanessa Guerreiro, iluminando a coluna de hoje

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Tá Valendo  

10 anos  

* A semana começou em clima de comemoração do  aniversário do importante  Programa municipal  “Família Que Acolhe”, que celebrou 10 anos na última segunda-feira, 25.  

Exposição  

* Uma exposição fotográfica itinerante contra a exploração sexual e o tráfico de mulheres e crianças está aberta no hall da Assembleia Legislativa de Roraima , até sexta-feira, 29. 

Denise Pires, há dez anos no Grupo Gavião 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE