
Neste período do ano, muita gente se questiona qual a razão sua fatura de energia em Roraima ser mais cara que em outros lugares do Brasil. De acordo com as informações disponíveis no portal da Agência Nacional de Energia Elétrica –ANEEL, o consumo médio residencial no estado de Roraima é de 294,5 kWh, ou seja, 83% maior que a média brasileira é de 161,3 kWh.
No gráfico abaixo, é possível verificar que em alguns meses do ano, há um grande aumento de temperatura e consequente isso irá refletir no bolso do roraimense.
“Quando a temperatura aumenta, há um maior consumo dos equipamentos de ar-condicionado e refrigeração, que garantem conforto térmico. Estes aparelhos precisam trabalhar muito mais para realizar a troca de temperatura e manter um ambiente agradável e Isso aumenta o consumo de energia. Outro exemplo é a geladeira que acaba consumindo muito mais para manter os alimentos conservados, pois a temperatura ambiente é maior e a troca de calor faz com que a mesma consuma mais. Isso explica algumas reclamações dos consumidores que relatam que continuam usando seus eletrodomésticos da mesma forma que o mês anterior e mesmo assim sua fatura de energia aumentou”, pontou o diretor técnico, Rodrigo Moreira.
Outro fato importante disponível no portal da ANEEL é o ranking de tarifas das distribuidoras de energia. Quando comparado ao restante do país, existem 16 concessionárias no Brasil com tarifas mais altas que as praticadas em Roraima. Por outro lado, temos o maior consumo médio residencial do Brasil, constatando que o que determina o valor da fatura de energia não é só o preço do kWh, mas sim o quanto é consumido. Cada consumidor pode acompanhar seu histórico de consumo no gráfico disponível na sua fatura de energia com kwh/mês dos últimos 12 meses.
Vale destacar que neste período de calor intenso é muito importante que todos pratiquem o consumo consciente, sem desperdícios e da melhor maneira possível. Energia é um bem essencial e seu uso é gerenciável.