Caer afirma que despejo no Rio Branco vem do sistema de drenagem

De acordo com a Companhia, resíduos são provenientes de ligações clandestinas na rede de drenagem.

Caer afirma que despejo no Rio Branco vem do sistema de drenagem

Nesta quarta-feira (27), a Folha de Boa Vista noticiou o lançamento de dejetos no Rio Branco, fato que gerou preocupação e questionamentos por parte da população local. Em resposta à matéria, a Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer) se manifestou, esclarecendo que os resíduos identificados são oriundos do sistema de drenagem pluvial da capital.

A diretora de engenharia e gestão ambiental da Caer, Elisangela Rodrigues, pontuou que a origem desses resíduos pode estar relacionada a ações indevidas de alguns moradores.

“A elevatória do Mirandinha [que deságua no canal em questão], está funcionando perfeitamente, sem extravasamentos. O que pode estar acontecendo é que, dentro do córrego, existem várias tubulações de drenagem pluvial, e os moradores podem estar fazendo ligações clandestinas da sua rede de esgoto na rede de drenagem. Ressalto o pleno funcionamento da nossa estação elevatória conforme as fotos fornecidas, que mostram nosso extravasor, que é o ponto mais baixo de vazão”, declarou Rodrigues.

Prefeitura

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente reforçou, por meio de nota, que serviço de água e esgoto em Boa Vista é responsabilidade do Governo do Estado, por meio da CAER e ressaltou que esse tipo de situação “infelizmente, é recorrente em nossa cidade, e que já vem adotando todas as providências necessárias, notificando e multando a administração do órgão, para combater o lançamento de esgoto em nossos recursos hídricos”.