Em um esforço para estimular a participação popular nas próximas eleições para conselheiros tutelares, a Prefeitura de Boa Vista concederá passe livre no transporte público neste domingo, 1º de outubro, das 6h às 20h. Essa decisão visa facilitar o acesso dos cidadãos aos locais de votação, onde os conselheiros, essenciais para a rede de proteção de crianças e adolescentes, serão escolhidos.
O decreto sobre a gratuidade será publicado no Diário Oficial do Município. Destaca-se que a medida se estende até as 20h para assegurar que os eleitores possam retornar para suas casas após o encerramento das urnas às 17h.
Nádia Pereira, diretora de Mobilidade Urbana da Emhur, esclareceu que, excepcionalmente neste dia, todas as 18 linhas de ônibus da cidade operarão em sua capacidade máxima. “Nos fins de semana e feriados, as linhas de ônibus operam com 70% da frota devido à baixa demanda, mas neste domingo, excepcionalmente, circularão em sua totalidade, tendo em vista as eleições para escolha dos conselheiros tutelares”, afirmou.
Nathália Cortez, secretária Municipal de Gestão Social, salientou a relevância dos Conselhos Tutelares e a necessidade da participação ativa da comunidade. “É muito importante que cada cidadão procure seu local de votação e escolha a pessoa que irá representar e garantir os direitos das nossas crianças e adolescentes. O Conselheiro Tutelar atua em situações em que a criança ou adolescente tem os seus direitos violados ou está em situação de vulnerabilidade, articulando com educação, saúde, social, com os responsáveis pela criança, para garantir os seus direitos”, declarou.
Em relação aos Conselhos Tutelares de Boa Vista, 15 conselheiros titulares serão eleitos e os 30 subsequentes mais votados tornar-se-ão suplentes. Atualmente, a cidade possui três Conselhos Tutelares situados no Centro, Caimbé e Pintolândia, e cada um conta com cinco membros titulares e seus respectivos suplentes, eleitos diretamente pela população.
A cerimônia de posse dos conselheiros eleitos está programada para o dia 10 de janeiro de 2024, e eles exercerão suas funções durante o mandato que se estenderá até 2027.