Cotidiano

Comércio tenta compensar vendas fracas

Como as vendas não foram satisfatórias no final do ano, agora as lojas apelam para descontos para se desfazerem de estoques

Depois das compras de fim de ano, os consumidores acabam esbarrando em outra tentação: as liquidações de início de ano para a queima de estoque. Muitos até tentam se controlar, mas a atração é inevitável. Nas lojas do mais tradicional centro comercial da Capital, o da avenida Jaime Brasil, no Centro, cartazes chamativos estampam as vitrines, tudo para atrair a atenção do consumidor.
“A loja está bem otimista com essa temporada de descontos, típica do início do mês. Nós estamos oferecendo ao consumidor muitos produtos em promoção, com preços atrativos. Os descontos aqui variam de 20% a 50%. Isso tem atraído vários clientes, principalmente aqueles que por algum motivo deixaram de comprar no final do ano passado”, afirmou o gerente de loja de móveis e eletrônicos, Jonilson Falcão.
Para eliminar todo o estoque, a loja está oferecendo ao cliente condições vantajosas, como parcelamento em 12 vezes no cartão de crédito sem acréscimo de juros e até mesmo descontos maiores para vendas à vista.
Para o gerente, essa é a oportunidade para o cliente que deixou de comprar no ano passado por algum motivo. “Muitos estão aproveitando o momento para comprar aquela peça que falta em casa, como uma mobília ou televisão nova”, frisou.
Apesar do otimismo, Falcão destacou que o ano de 2014 não foi tão proveitoso para as vendas. “O mês de dezembro ficou abaixo do que esperávamos. Creio que apenas 10% estavam seguros em realmente comprar nesse período. O que a gente viu foi muita gente receosa em gastar. Acho que, devido à transição de governo, o Estado passou por um clima forte de instabilidade econômica, fazendo com que eles se retraíssem um pouco. Mas agora é o momento de aproveitar os descontos do comércio”, disse.
Durante todo o período da manhã, a Folha percorreu parte dos estabelecimentos da Jaime Brasil e constatou que nem todos os setores estão otimistas para as vendas de início de ano. Gerente de uma loja de vestuário, Adriana Santos comentou que o movimento continua fraco para essa época do ano, ressaltando que as vendas do ano passado ficaram em um patamar abaixo dos 30%.
“Devido a uma série de fatores, as vendas no ano passado não foram tão satisfatórias para a loja. Nós realmente esperávamos um volume um pouco maior, agora é a hora de realmente chamar o cliente para aproveitar o momento”, disse.
Cuidados na hora de comprar
Que comprar é muito bom, disso todo mundo já sabe. Mas as liquidações de começo de ano podem ser também um tanto quanto prejudiciais para consumidores com capital comprometido. Por esse motivo, a Folha listou cinco dicas que podem ser de grande ajuda na hora de sair à caça do produto desejado:
– Pesquisar: Através da comparação de preços, é possível verificar se o que a empresa está ofertando é de fato compatível com o preço de mercado. Isso ajuda o consumidor a livrar-se de prejuízos futuros;
– Informação: Exigir sempre que o comerciante forneça informações minuciosas sobre os descontos que serão oferecidos. Em caso de infração, a lei é severa e o estabelecimento poderá sofrer punições pesadas;
– Diálogo: Muitos consumidores acreditam que as empresas são obrigadas a efetuar trocas. Isso não é uma regra. Por lei, a empresa só está obrigada à troca em caso de avarias no produto. Os especialistas recomendam sempre diálogo prévio antes de fechar negócio;
– Internet: A internet também costuma aderir a onda de liquidações e, assim como no caso das lojas físicas, o consumidor precisa ser esperto com as lojas virtuais. Os especialistas recomendam sempre a compra em sites seguros.
– Atenção redobrada: A primeira coisa que o consumidor deve fazer é verificar a confiabilidade da empresa. Verificar se a mesma possui CNPJ ou outras informações que atestem a responsabilidade da empresa no mercado. (M.L)