PECUÁRIA

Rebanho em Roraima ultrapassa 1,2 milhão de cabeças de gado

Neste sábado foi feito o lançamento oficial da 46ª Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa

Rebanho em Roraima ultrapassa 1,2 milhão de cabeças de gado

Roraima possui atualmente um rebanho bovino com mais de 1.200.000 animais. A informação foi repassada durante a abertura da 46ª Campanha de vacinação contra febre aftosa, que aconteceu na manhã deste sábado, 30, na Fazenda Minas Gerais, Município de Mucajaí.

O evento é uma tradição da pecuária roraimense e sempre é realizado como forma de valorização das ações voltadas para a sanidade animal, reforçando o compromisso de todos os envolvidos na cadeia produtiva desse setor.

Dezenas de pessoas estiveram presentes na abertura, que contou com a presença do governador Antonio Denarium, deputados, secretários de Estado e servidores da Aderr (Agência de Defesa Agropecuária de Roraima). O lançamento oficial teve ainda apresentação de bandas, churrasco, além de palestras direcionadas aos produtores rurais.

O governador Antonio Denarium destacou o crescimento do rebanho bovino de Roraima que teve um aumento real de mais de 60%.

 “Saímos de 750 mil cabeças de gado antes do meu governo e hoje Roraima possui um rebanho com 1.200.000 animais. Um trabalho que mostra o compromisso do Governo do Estado e de todos os pecuaristas em desenvolver a pecuária roraimense, “destacou o governador.

Ele também lembrou que em 2010 foi retomada a festa de abertura das Campanhas contra febre aftosa. “Fizemos o tradicional lançamento da abertura da vacinação na fazenda Araguaia. Uma grande festa que é feita a cada seis meses. Os produtores se reúnem e fazem para conscientizar da importância de vacinar o rebanho bovino,” enfatizou o governador.

O presidente da Aderr, Marcelo Parisi, disse que Roraima está próximo de ser livre de vacinação. “Estamos trabalhando duro com a participação firme do governador Antonio Denarium, pecuaristas e técnicos da Aderr para em 2024 a gente estar livre da febre aftosa sem vacinação”, ponderou Parisi.

As palestras para os produtores foram sobre temas voltados para o dia a dia dos pecuaristas, trazendo esclarecimentos importantes para o trabalho com a pecuária. Foram elas: Aderr em campo com o médico veterinário Diego Costa, Nota Fiscal Fácil com Fabrício Matias (Sefaz), El Niño e os Desafios na Produção de Forragem com o zootecnista Diógenes Cardoso e Fórum da Retirada da Vacina Contra Febre Aftosa (Aderr e Fundepec).

46ª Campanha de Vacinação

A 46ª Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa começou neste domingo, 1º de outubro, e será realizada até o dia 30 do mesmo mês. O Governo do Estado, por meio da Aderr, pretende vacinar cerca de 500 mil animais de 0 a 24 meses do rebanho que já corresponde a 1.200.000 cabeças.

Na Campanha passada, onde foram vacinados animais de toda faixa etária, a cobertura vacinal chegou a 97% do rebanho bovino no Estado. Esse percentual corresponde a cerca de 1.150.000 cabeças de gado vacinadas e declaradas pelos produtores na Aderr.

Roraima é livre de febre aftosa sem vacinação, status concedido pela Organização Internacional de Saúde Animal. Essa conquista é fruto do esforço em conjunto de pecuaristas, comerciantes de revenda de vacinas e técnicos do Governo que têm garantido a sanidade do plantel bovino do Estado.

Nesse trabalho muitas etapas foram vencidas para tornar Roraima livre da doença, conforme destaca o presidente da Aderr, Marcelo Parisi. Foram realizadas várias campanhas de vacinação, Agulha Oficial nas terras indígenas e estabelecidas parcerias com produtores e comerciantes.

Além dessas ações, os técnicos envolvidos na vacinação fazem constantes visitas às propriedades rurais, repassando informações relevantes a fim de orientar os produtores sobre a doença.