SHIRLEY RODRIGUES

Coluna Social: Outubro será mês de comemoração em dose dupla no Grupo Folha de Comunicação

No próximo dia 21, a Folha celebra 40 anos e a Rádio Folha FM 100. 3, 20 anos, a serviço da comunicação, ética e responsabilidade com a informação

Com Tudo  

Chegamos em outubro, um mês muito significativo para a Comunicação do Estado de Roraima. Daqui a exatos 19 dias, no dia 21, a Folha completa 40 anos de atuação ininterrupta e nessas 4 décadas, se consolidou como o Veículo de Comunicação escrita mais lido e de maior credibilidade do Estado de Roraima. O mais antigo membro do Grupo Folha, é também o campeão local na internet, com mais de 80 mil acessos diários no seu Portal www.folhabv.com.br e cerca dez milhões de views mensais, além da permanência de internautas 80% acima da média. A comemoração será em dose dupla, pois nesse mesmo dia, a Rádio Folha FM 100.3, celebra 29 anos no Ar.

Com Nada  

Ainda sobre outubro, esse mês é, tradicionalmente, tido como o mais quente aqui em Roraima. Então, a tendência do calor que já está insuportável, é ficar ainda mais forte durante as próximas 4 semanas. Além do mal estar causado especialmente em crianças e idosos, essa quentura extrema mexe com a parte mais sensível das pessoas, o bolso. Na maioria dos casos, o consumo de energia dobrou, por conta do uso de ventiladores e ar condicionado, e consequentemente o valor da tarifa também. Pior do que isso, só mesmo os mais carentes que não tem nem uma coisa nem outra. De acordo com as previsões, o clima por aqui só vai ficar ameno, lá pra meados de novembro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Dr. Getúlio Cruz e Petita Brasil, em recente reunião da Academia Roraimense de Letras

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Hoje 

* Encerra-se nesta segunda-feira, 02, as inscrições para o Edital nacional  de Premiação Vovó Bernaldina, que irá premiar 110 iniciativas culturais, nas 5 regiões do país. Para participar, é necessário entrar no site do Ministério da Cultura, lá no mapas.cultura.gov.br, acessar Editais, onde estão disponíveis todas as informações.

* Nesse campo virtual, é onde também deve-se inserir a prática cultural que concorrerá ao Prêmio. Pode ser Medicina Tradicional, Saberes ancestrais, Guardiões na Mata, Culinária Tradicional, Artes Visuais, Artesanato, Memória e Patrimônio, Festas e Rituais, etc…

Vovó Bernaldina

* A propósito é uma grande honra pro nosso Estado, que uma roraimense esteja sendo homenageada, dando nome a um Prêmio de Cultura Nacional de tamanha importância. Bernaldina José Pedro, mais conhecida como Vovó Bernaldina, era da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, onde nasceu e viveu, até falecer em 2020 aos 75 anos  por complicações de Covid 19.

* Vovó Bernal – como era chamada pelos mais íntimos – era antes de tudo ativista, líder tribal e xamã do Povo Macuxi. Reconhecida Internacionalmente por seu amplo conhecimento dos costumes ancestrais. Em uma das últimas viagens, foi recebida pelo Papa, com seu neto, Jaider Esbell. 

Monte Roraima

* O Correio de Minas (correiodeminas.com.br) publicou ontem uma reportagem: com o título: “As 5 atrações naturais do Brasil que fogem das recomendações de sempre e você precisa conhecer”: 1- Cânion do Guartelá, no Paraná; 2- Caverna do Diabo, em São Paulo; 3- Chapada Imperial, no Distrito Federal; 4- Serra da Barriga, em Alagoa; 5- Monte Roraima, em Roraima. 

* A reportagem descreve o atrativo turístico, mas não informa que a parte brasileira do Monte é apenas 5%, no Município de Uiramutã, por onde não se tem acesso ao Gran Tepui e até por via aérea é difícil, devido ao vácuo da cordilheira existente naquela região. 

Monte Roraima II

* Pouca gente sabe que nosso estado se chama Roraima por causa do Monte e não o contrário. Na verdade muitos até ignoram que o Gran Tepui na tríplice fronteira, a menor parte é brasileira. O Monte Roraima é 85% na Venezuela, 10% na Guyana e apenas 5% no Brasil. Não há acesso terrestre ao monte pelo Território brasileiro muito menos pela Guyana. 

* E apesar do único acesso terrestre e  todas as viagens aéreas, serem feitas  pelo território venezuelano, existem em Roraima empresas turísticas que fazem viagens ao Monte com toda a segurança, como a Roraima Adventures, que atua há 20 anos com bem sucedidas excursões para  aquele fantástico atrativo turístico internacional. 

Janna Leal e Lucas Paracat, proprietários da recém inaugurada loja da franquia Todeschini em Boa Vista 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



#Rápidas  

* Inaugurando idade nova hoje, o empresário Bira Sá (Flutuai) e Raynere Ferreira. 

* Lucas Paracat e Janna Leal, receberam convidados para o coquetel de inauguração da loja da franquia Todeschini (Av. Ville Roy, 3277 – Caçari) 

* Um espaço belíssimo, com Mostras de inspirações modernas para vários tipos de ambientes.   

* Os produtos da Linha Cuidar da Fisio Pélvica, em parceria com a Pharmapele, fizeram tanto sucesso, que esgotou toda a tiragem, logo após o lançamento. 

Marilia Tavares, da Macixuland para o mundo 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Tá Valendo  

Coletiva 

* Nesta segunda-feira, 02 de outubro, às 10h,  a diretoria da Companhia de Águas e Esgotos de Roraima irá conceder entrevista coletiva à imprensa, em sua sede (na Rua Melvin Jones, 219 – São Pedro), sobre a Campanha Renegocia Caer.

Marília 

* Olhando pra ela, não parece que aquela menininha delicada, tem toda aquela potência vocal. Estamos falando de Marília Tavares, que já está fazendo sucesso fora do estado e desponta como uma grande promessa nacional.

O casal, Lizeti e João Ferreira, em clic exclusivo para a Coluna  

Publicidade

Publicidade