GADO DE CORTE

Investimento traz sal rosa do Himalaia para aprimorar produção bovina em RR

Sal é grande aliado na imunidade do animal, que poderá proporcionar carne com mais qualidade

Vilton Lima também é vice-presidente do agronegócio e presidente para Roraima da Federação das Câmaras de Comércio Exterior. (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)
Vilton Lima também é vice-presidente do agronegócio e presidente para Roraima da Federação das Câmaras de Comércio Exterior. (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Os bovinos têm necessidade de lamber sais minerais para se manterem saudáveis, uma vez que essas substâncias são indispensáveis para a contração dos músculos, a formação dos tecidos ósseos e a manutenção do equilíbrio das principais funções orgânicas dos animais. Por isso, pela primeira vez em Roraima, o sal rosa do Himalaia será aplicado para aprimorar a produção de gado no estado.

A oportunidade foi vista pelo empresário da AG Agropecuária e representante e distribuidor do sal rosa do Himalaia para o Brasil, Vilton Lima. Para ele, o investimento no mineral deve trazer maior desenvolvimento da criação de bois, com animais mais saudáveis e propícios para reprodução e corte.

“Roraima aumentou o rebanho e está com 1,2 milhão de cabeças. Então, para melhorar o nosso rebanho tem que ter alimentação adequada e estamos trazendo o sal do Himalaia para gado, caprino e cavalo porque isso trará um melhoramento genético. No futuro, os nossos rebanhos serão cada vez melhores e o estado terá maior qualidade da carne”, afirma Lima, que também trabalha com criação de touros de raça.

Benefícios do sal rosa

O sal rosa do Himalaia tem uma composição parecida com a do sal marinho. (Foto: arquivo/Vilton Lima)

O sal rosa do Himalaia tem uma composição parecida com a do sal marinho, com 98% de cloreto de sódio. Porém, ele contém traços de potássio, magnésio, cálcio e dezenas de outros minerais. Assim, conforme Vilton, esse tipo mineral é considerado o mais nutritivo para os animais.

“No caso de Roraima, como aqui é muito quente, o sal beneficia na imunidade do animal. Porque o animal perde muitos nutrientes numa área que ele soa bastante e com o sal rosa aumenta mais a imunidade, ele vai lambendo e vai favorecendo isso”, explica.

De acordo com o investidor, alguns produtores do estado já começaram a conhecer o benefício do mineral. No entanto, a maior apresentação do sal rosa do Himalaia será realizada pela empresa roraimense no próximo mês, durante a Exposição e Feira de Agronegócio de Roraima (Expoferr).