PROGRESSÃO SALARIAL

Esperando há dois anos, 80 professores aposentados do Estado cobram atualização salarial

Uma comissão da Seed estaria analisando o caso, que ainda não tem atualização

Abono irá para sanção ou veto do governador Antonio Denarium. Foto: Divulgação
Abono irá para sanção ou veto do governador Antonio Denarium. Foto: Divulgação

Um grupo de 80 professores aposentados do Estado de Roraima tem cobrado a celeridade na atualização salarial. Acontece que, após dois anos da publicação de progressão funcional, ou ‘promoção de letra’, eles continuam recebendo o valor anterior à 2021.

A progressão ocorreu em junho de 2021, conforme a Portaria Nº. 1097-P/2021/SEED/GAB/R, publicada no Diário Oficial do Estado. Segundo eles, isso só ocorreu depois que estavam aposentados e, desde então, não tiveram a atualização do salário conforme previsto.

A professora Lindivalda Feitosa é uma das afetadas pela demora na atualização salarial. Segundo ela, os professores foram ao Instituto de Previdência do Estado de Roraima (Iper) em maio de 2022 e no local foram informados de que cabia à Secretaria de Educação e Desporto (Seed) realizar o processo.

“Segundo o Iper, essa atualização deve acontecer financeiramente pela Secretaria de Educação através do repasse conforme a publicação de nossas letras que saiu no Diário Oficial. Ocorre que a Seed joga para o Iper e, com nossa cobrança, disseram que criaram uma comissão para resolver, mas ficam só nos enrolando”, alega a magistrada.

A Seed foi procurada pela FolhaBV para se manifestar e informou que a comissão ainda está analisando o caso, além de que “assim que for definida a questão, será amplamente divulgada aos interessados”(Nota na íntegra ao final). Porém, os professores ainda irão se reunir com Iper para entender quando a atualização salarial será repassada.

“São dois anos nessa enrolação. Resolvemos criar uma comissão de 20 aposentados para cobrar amanhã, às 9h. Queremos um posicionamento porque continuamos recebendo sem a letra devida. O meu caso a perda é de mais de mil reais por mês e tem gente que a perda é maior!”, reforça Lindivalda.

Secretaria de Educação

A Secretaria de Educação e Desporto informa que, em razão da complexidade que o caso requer, a situação está sob análise de uma comissão instituída por meio da Portaria N° 7763/SEGAD/GAB/NA de 10 de outubro de 2022, formada por representantes da Seed, Secretaria Estratégica de Gestão e Administração, Instituto de Previdência de Roraima e Secretaria de Estado da Saúde. Assim que for definida a questão, será amplamente divulgada aos interessados

Nota da Seed enviada à FolhaBV.