Candidatos que concorreram à eleição do Conselho Tutelar de Boa Vista, ocorrida no último domingo, 1º, questionam o resultado em razão de uma possível falha de contagem. Conforme denúncia feita à Folha nesta terça-feira, 3, cerca de seis urnas não teriam sido contabilizadas.
Um dos candidatos, que preferiu não se identificar, informou que a lista divulgada para a imprensa na segunda-feira, 2, tinha um número menor de votos. No caso dele, a diferença era de quase 10 votos.
“Eles deram um número de votos pra gente e depois, quando foram divulgar a lista, os número divergiam. Acredito que a lisura do processo foi comprometida porque não se sabe, exatamente, quantas urnas não foram contabilizadas”, explicou.
Nessa terça, candidatos buscaram a presidência e organização do Conselho Tutelar para esclarecer a situação, mas foram informados que o Boletim de Urna só estará disponível nesta quarta-feira, 4, mediante PDF. O candidato foi informado que a contagem deverá ser feita manualmente.
“Foi o que informaram pra gente enquanto éramos destratados pela presidência. Tentamos acompanhar a contagem e eles informaram que não poderíamos. O dia da votação também foi uma bagunça”, disse.
Os candidatos informaram que vão se organizar para entrar com uma ação coletiva a fim de suspender as eleições, para que uma nova seja realizada.
A FolhaBV entrou em contato com a presidência do Conselho Tutelar de Boa Vista, mas não obteve retorno.