Para receber os recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do Ministério da Educação (MEC), os gestores das unidades de ensino necessitam realizar a atualização cadastral na plataforma on-line do projeto. O prazo máximo é segunda-feira, 19.
A atualização passou a ser uma exigência para o recebimento de recursos desde a publicação da Resolução do Conselho Deliberativo do FNDE, nº 6/2018, no Diário Oficial da União (DOU) do dia 1º de março. Positivamente, em Roraima, o andamento dos cadastros está quase 100% completo, informou a chefe de divisão dos Projetos Especiais da Secretaria Estadual de Educação e Desporto (Seed), Tayná Marcello Pinheiro.
Mesmo assim, a Seed reforça que é essencial a atualização cadastral para que nenhuma escola fique sem o benefício e para que o Ministério da Educação compreenda a real necessidade das unidades de ensino, seja ela na área estrutural, ambiental ou cultural. “O Ministério precisa saber se a escola tem aluno com necessidade especial. Se a escola é no interior e não tem acesso à água, por exemplo, se é preciso criar poços artesianos. Isso pode ser feito com os recursos do PDDE”, completou Tayná.
“Há ocasiões, embora poucas, de escolas que acabam deixando passar e perdendo esse benefício. Tem diagnóstico que já devia ter sido respondido no ano passado e ainda não foi. Por isso estamos alertando os gestores. É uma verba que faz falta na comunidade”, ressaltou.
COMO FUNCIONA – O PDDE possui uma plataforma on-line no endereço: www.fnde.gov.br/pdde/ para que os gestores respondam o diagnóstico. As escolas que mudaram de gestor no último ano precisam ir até a Seed, informar que o gestor mudou, ter o cadastro alterado e receber uma nova senha para acessar o sistema.
As escolas do interior que têm dificuldade com relação à internet também podem buscar a gestão da Seed e contar com um computador à disposição. “Com a nova senha, o gestor tem que fiscalizar se o diagnóstico foi respondido no ano passado. Se sim, está tudo ok. Se não atualizou, é preciso fazer isso até a segunda-feira”, explica Tayná.
ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR – A gestora da escola Major Alcides, Ana Ilza, assumiu recentemente a administração da unidade e esteve na Seed para realizar a atualização cadastral. Para ela, o PDDE interativo é uma ferramenta de grande importância, pois auxilia no planejamento da gestão. No caso da escola Major Alcides, a gestora citou que os recursos já beneficiaram na realização de um curso de pintura para os alunos.
“Uma experiência que tem na escola Major Alcides e que é bem sucedida é a de um projeto em que os alunos pintam telas com tinta a óleo e os quadros são vendidos na Seed. Os valores são usados para compra de mais materiais e para atender mais alunos. É uma forma de promover a criatividade, o desenvolvimento e o trabalho em equipe”, avaliou. (P.C.)