QUE CALOR!

Treinar no calor? Saiba como se exercitar de maneira saudável nessa época do ano

Calor e exercícios físicos nem sempre combinam. Por isso é necessário fazer adaptações para seguir a prática com segurança.

Diminuição da intensidade ou da modalidade praticada são algumas adaptações que podem ser feitas (Foto: Divulgação)
Diminuição da intensidade ou da modalidade praticada são algumas adaptações que podem ser feitas (Foto: Divulgação)

Em Roraima as temperaturas são naturalmente alta e a época do ano intensifica ainda mais o calor, especialmente com o fenômeno El Niño em ação. Por conta disso, a prática regular de exercícios torna-se um desafio, mesmo em ambientes controlados como academias com ar condicionado.

Em meio a toda essa quentura, adaptar a rotina de exercícios para evitar complicações de saúde é fundamental. Por isso, compilamos algumas dicas valiosas para você manter a rotina fitness sem passar mal:

  1. Prefira malhar de manhã ou no fim da tarde: Evite o período das 10h às 16h, onde o sol atinge seu pico e o calor se intensifica. Nesse intervalo, o ar é mais seco e a poluição mais concentrada, tornando a respiração mais difícil e o esforço físico maior.
  2. Diminua a intensidade: Durante os picos de calor, reduza a intensidade dos exercícios. Se antes você corria 10 km, tente correr 7 km ou menos. Respeite seu corpo e, à medida que se acostuma com as temperaturas, aumente gradualmente a intensidade.
  3. Diversifique o exercício: Considere alternativas mais tranquilas, como yoga ou alongamento. Atividades aquáticas, como a natação, também são excelentes para se refrescar.
  4. Avalie a sua rota: Se sua rotina envolve corrida, caminhada ou ciclismo, opte por rotas com áreas sombreadas. A sombra pode fazer toda a diferença na regulação da temperatura corporal.
  5. Resfriar e hidratar: A hidratação é vital. Mantenha uma garrafa de água sempre à mão e considere técnicas de resfriamento, como usar uma bandana molhada no pescoço.
  6. Roupas adequadas: Opte por vestuário que proteja contra os raios UV. Tecidos térmicos e que auxiliam na evaporação do suor são recomendados, assim como o uso de óculos escuros e bonés.