DIA DAS CRIANÇAS

Crianças abrem mão dos próprios presentes para alegrar outras crianças

Mais de 200 crianças receberam as lembrancinhas preparadas pelas irmãs Anna Louize, Ana Vitória e Aniely Xavier

Crianças abrem mão dos próprios presentes para alegrar outras crianças

Neste ano, o Dia das Crianças na Vila Vintém, no Município de Cantá, se transformou em um ato de solidariedade graças à iniciativa de três irmãs: Anna Louize, de 8 anos, Ana Vitória, de 9 anos, e Aniely Xavier, de 15 anos. Elas trocaram os presentes, que iriam ganhar da mãe, por doces e lembrancinhas. E os entregaram a mais de 200 crianças.

As meninas não apenas tiveram a ideia, mas também participaram ativamente em todas as etapas, da seleção dos doces à entrega das lembrancinhas. Até mesmo o pequeno Guilherme Santos, de 7 anos, filho de uma amiga da Família Xavier, se uniu à causa, tornando a ação uma experiência cheia de diversão.

Crianças foram às compras (Foto: Aysha Baydoun/FolhaBV)

Mãe das meninas, a nutricionista Rafaela Xavier expressou seu orgulho na capacidade natural das filhas em querer ajudar os outros. “Elas sempre tiveram vontade de fazer ação social. Toda vez que veem crianças ou pessoas em situação de rua, elas querem ajudar com dinheiro, com comida […]. Todo final de ano elas me pediam, mas antes eu não conseguia fazer. Aí, neste ano, eu decidi fazer e elas me pediram para trocar o presente delas pelos doces”, disse.

Fila formada para receber os presentes (Foto: Aysha Baydoun/FolhaBV)

“Foi algo simbólico, mas foi de coração e tenho certeza que a iniciativa conseguiu alegrar o dia daquelas outras crianças”, emendou.

O poder do altruísmo

As crianças também destacaram as razões para realizar a ação solidária. Ana Vitória, com uma sabedoria maior do que a de muitos adultos, comentou: “Eu sempre vejo as pessoas em situação triste e quero ajudar, aí tive a ideia de fazer isso. E eu não trocaria o que a gente fez por nenhum presente! Eu achei muito melhor contribuir com os outros do que ganhar, porque a gente já tem muito e elas [as crianças] não têm condições”.

Aniely Xavier, a irmã mais velha, explicou: “Resolvemos realizar essa ação pelo fato de ver a realidade das crianças, algo que nos comoveu bastante. A sensação de ajudar outras pessoas foi ótima e com certeza faria novamente”.

Já a mais nova das irmãs, Anna Louize compartilhou: “Eu me diverti bastante fazendo isso [a ação] e quando a gente entregou e viu os sorrisos das crianças, o sentimento foi de felicidade”.

Crianças reunidas durante ação promovida por crianças (Foto: Aysha Baydoun/FolhaBV)

“A que eu tenho sensação é de dever cumprido, eu sinto que estou ensinando as minhas filhas a serem boas pessoas, a olhar para o próximo e querer ajudar sem julgar. Com toda certeza eu apoiarei outras iniciativas delas”, finalizou Rafaela.