'O QUE FOI ISSO?'

Final de semana em Roraima é marcado por Eclipse, tempestade, falta de água e energia

A FolhaBV trouxe os detalhes desse sábado e domingo (14 e 15) intensos

Temporal causou estragos em Boa Vista
 (Foto: Arquivo pessoal)
Temporal causou estragos em Boa Vista (Foto: Arquivo pessoal)

O final de semana do roraimense foi repleto de acontecimentos marcantes: Eclipse, tempestade e o rompimento de abastecimento de água e energia em Boa Vista. Será que deu para acompanhar? A FolhaBV trouxe os detalhes desses dois dias intensos. Confira!

No sábado (14), a população se reuniu em volta da possibilidade de ver um fenômeno astronômico acontecendo. O eclipse solar anular iniciou por volta das 13h no estado. Às 14h30, as redes sociais se encheram de fotos da Lua encobrindo o Sol e como muita gente usando a lente adequada.

Lua encobriu 70% do Sol, o que foi visível em Roraima. (Foto: Adriele Lima/FolhaBV)

Em todo o estado a visibilidade de cobertura do Sol era de 70%. Ou seja, quem parou para observar, viu como uma Lua em quarto crescente, só que durante o dia.

Tempestade

Já no final da noite de 14 de outubro, Boa Vista foi tomada por uma tempestade em meio às semanas de calor intenso do verão. A tempestade foi acompanhada de raios, trovões e ventos fortes.

De acordo com dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden/MCTI), o volume de água chegou a 54 milímetros de chuva em menos de uma hora. Já os ventos intensos chegaram a 30km/h.

A tempestade marcou Boa Vista, que registrou quedas de energia, árvores, placas de metal e até bomba de gasolina.

Desabastecimento de energia e água

Depois da forte chuva, os rastros sobraram para o dia seguinte. Neste domingo (15), vários bairros da capital seguiram sem energia durante o dia. O Cidade Satélite teria sido um dos bairros que passou mais de 15h sem energia.

Outros acabaram ficando sem água, devido o rompimento de uma rede adutora na Rua Domingos Maciel, esquina com a Avenida Carlos Pereira de Melo, no bairro Jardim Floresta. Ao todo foram 13 bairros desabastecidos de água no domingo.

A Defesa Civil também realizou atendimento de retirada de galhadas após a tempestade. Ao menos 20 ocorrências de queda de árvores foram registradas na Central 156.