PERÍODO SECO

Com seca, projeto para estabilizar internet em Roraima ganha nova data de lançamento

Anteriormente, o ministro das Comunicações previa a conclusão das obras até dezembro de 2023. Infovia está incluída nas ações do Novo PAC

Ponto de presença de equipamentos de transmissão óptica que iluminam as fibras ópticas que chegam do rio (Foto: Ministério das Comunicações)
Ponto de presença de equipamentos de transmissão óptica que iluminam as fibras ópticas que chegam do rio (Foto: Ministério das Comunicações)

O Ministério das Comunicações adiou para o primeiro trimestre de 2024 o lançamento da infovia que liga Barcelos (AM) a Boa Vista, projeto de estrutura de cabos de fibra óptica que promete acabar com a instabilidade da internet em Roraima.

LEIA MAIS

Em nota à Folha, a pasta confirmou a informação revelada pelo governador Antonio Denarium (Progressistas) de que a seca na Amazônia paralisou o andamento do projeto que compreenderá a região de quatro municípios, que totalizam 488 mil habitantes.

Anteriormente, o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, previa a conclusão das obras até dezembro deste ano. A construção da infovia está incluída nas ações do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), do governo federal, para Roraima.

A infovia 04, como é conhecida, faz parte do Programa Amazônia Integrada Sustentável, que tem o objetivo de expandir a infraestrutura de comunicações na Região Amazônica por meio da implantação de redes de transporte de fibra óptica. No total, R$ 1,4 bilhão são destinados ao programa, custeado com recursos da União e contrapartidas de origem pública ou privada.

“O Ministério das Comunicações ressalta que todas as Infovias serão concluídas e estarão em operação a partir de 2026, possibilitando à Região Amazônica ter cada vez mais conexão por fibra óptica, a fim de que as políticas públicas de conectividade significativa sejam efetivadas”, informou.